Homem que viveu 2 anos sem nariz, agora inicia uma nova fase de sua vida: ‘Tinha fé que um dia iria resolver’

Devido a um tumor no nariz, ele precisou ter o membro removido e enfrentou uma fase difícil.

PUBLICIDADE

O senhor Ricoberto Bohn, de 70 anos, perdeu o nariz devido a um tumor maligno. A região foi removida pelos médicos devido a doença e, felizmente, o paciente ficou bem de saúde, mas muito triste por causa de sua aparência.

O aposentado mora em Feliz, Rio Grande do Sul, e por cerca de dois anos viveu sem o nariz, sendo que no local ficava apenas um buraco coberto por curativo. Ricoberto não conseguia respirar corretamente e era através da boca que ficava inspirando e expirando a maior parte do tempo.

Dona Lúcia Bohn, esposa do aposentado, conversou com o portal UOL e disse que foi um período muito difícil para o casal. O câncer no nariz foi descoberto em 2018 e o médico informou que a solução seria remover o nariz por completo e ainda submeter o paciente a mais de 30 sessões de radioterapia.

Paciente ficou muito triste com a remoção do nariz

Ricoberto explicou que foi um baque muito grande quando se olhou no espelho, e ainda tinha que lidar com as pessoas que sempre faziam perguntas indiscretas. “Mas tinha fé que um dia iria resolver isso”, confessou o idoso.

Ele foi diagnosticado com carcinoma epidermoide, que é um tumor muito comum de acordo com o Instituto Nacional de Câncer. O tumor atinge principalmente a região da boca, além da laringe e faringe.

Prótese mudou a vida do aposentado

Uma das principais causas deste tipo de câncer é o tabaco e também o álcool, sendo que os primeiros sintomas são feridas que começam a sangrar e não se cicatrizam, inclusive muitas pessoas acham que é uma espinha.

Caroço no pescoço, dor de garganta contínua, voz mais rouca também são sintomas que apontam a presença do tumor. Mas o senhor Ricoberto conseguiu uma prótese e hoje ele está feliz e fazendo acompanhamento médico. “Estava muito preocupado em ficar sem um nariz, agora estou muito mais feliz e 100% agradecido depois de passar por esse trauma tão forte”, desabafou o idoso.