Saiba quais são os cinco alimentos que têm o maior impacto no envelhecimento da pele

Saurabh Sethi, um profissional com experiência em gastroenterologia, possui diplomas das renomadas instituições acadêmicas dos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

A exposição ao sol sem nenhuma proteção por longos períodos e não ingerir a quantidade adequada de água são fatores que colaboram para o envelhecimento. Optar por uma dieta pouco saudável também é um aspecto com a tendência de acelerar o surgimento de rugas na pele, conforme explicado por um médico formado em Harvard, exibido em um vídeo no aplicativo TikTok.

Especializado em gastroenterologia, Saurabh Sethi frequentemente compartilha vídeos na rede social, nos quais oferece conselhos a seus cerca de 265 mil seguidores sobre cuidados com o fígado e o intestino e nutrição. O médico é graduado na Universidade de Harvard e pela Universidade de Stanford, nos Estados Unidos.

Conforme Sethi, certos alimentos devem ser excluídos da dieta, pois atuam como aceleradores do envelhecimento. Confira a lista abaixo!

1 – Bebidas açucaradas

Um refrigerante gelado pode ser reconfortante em dias quentes, mas essa bebida que contém grande quantidade de açúcar possui adoçantes artificiais que podem causar prejuízos a saúde da pele. Conforme o médico, a sacarose em excesso no organismo desencadeia o processo de glicação, o qual danifica duas proteínas essenciais, o colágeno e a elastina, presentes na pele.

Tanto o colágeno quanto a elastina são responsáveis pela firmeza, elasticidade e juventude da pele. O açúcar afetando os níveis dessas proteínas no corpo, o refrigerante torna-se uma bebida que promove o envelhecimento, concluiu o especialista.

2 – Barras de chocolate

As barras de chocolate contêm cacau muito processado, que já não tem mais seus nutrientes benéficos para a saúde durante o processo de fabricação. Sethi explicou que outros ingredientes presentes nesse alimento aceleram o envelhecimento da pele. É importante destacar que este tipo de chocolate tem um teor muito alto de açúcar e gordura hidrogenada, ingredientes que também prejudicam a saúde da pele (e de todo o corpo).

3 – Macarrão instantâneo

Conhecido popularmente como miojo, o macarrão instantâneo é prejudicial à saúde, de acordo com o médico. Esse alimento apresenta altos níveis de sódio e outros aditivos que são prejudiciais ao funcionamento adequado do organismo. No vídeo, Saurabh Sethi destacou que o consumo constante de macarrão instantâneo pode levar a diversas consequências, desde inchaço até desidratação, devido ao alto teor de sódio, resultando também em uma aparência mais cansada da pele.

4 -Batatas fritas

Assim como as bebidas açucaradas, as batatas fritas industrializadas estão relacionadas ao processo de glicação, que acelera os sinais de envelhecimento na pele. Os perigos desse alimento não se limitam a isso. Devido ao método de fritura, ele contém óleos não saudáveis e gorduras trans em sua composição.

Ao mencionar as batatas fritas industrializadas, o médico alertou para o fato de que esse alimento pode causar inflamação e o surgimento de radicais livres. Como resultado, o consumo desses lanches contribui para o envelhecimento precoce da pele.

5 – Carnes processadas

O gastroenterologista também incluiu as carnes processadas em sua lista. Segundo Sethi, esses alimentos contêm aditivos prejudiciais à saúde. O consumo de carne processada não apenas afeta o colágeno da pele, mas também causa inflamações no corpo.