Será o fim da Terra? Asteroide que vem em direção ao planeta tem poder de 22 bombas atômicas

O impacto deste asteroide com a Terra pode ser catastrófico, por isso os cientistas estão preocupados.

Um asteroide está vindo em direção à Terra, e os cientistas já descobriram quando o possível impacto poderá acontecer. O corpo celeste tem o poder de 22 bombas atômicas e recebeu o nome de Bennu. A cada seis anos, esse asteroide se aproxima ainda mais do planeta, e os estudiosos estão convictos de que ele atingirá a Terra no dia 24 de setembro de 2182. A Nasa já está tentando descobrir como desviar esta potencial ameaça.

Há cerca de sete anos, a agência espacial norte-americana enviou uma sonda na direção do Bennu. O objetivo era coletar algumas amostras e, com elas, descobrir uma forma de evitar o impacto catastrófico.

Nasa quer evitar impacto de meteoro com a Terra

Ao longo dos anos, muitos asteroides já atingiram a Terra, mas poucos conseguiram causar uma destruição enorme. A maioria destes corpos celestes é pequena e eles quase sempre são destruídos assim que entram na atmosfera terrestre. No histórico de registros, um meteorito deixou uma cratera enorme no Arizona, Estados Unidos, quando atingiu o chão. Esta cratera mede mais de 1.200 metros de diâmetro e tem 170 metros de profundidade.

Cientistas correm contra o tempo

O Bennu vem sendo chamado de ‘asteroide do apocalipse’, porque mede 545 metros de diâmetro. Em 2020, uma sonda pousou nesta rocha espacial, e os resultados obtidos nesta missão estão sendo analisados pelos cientistas da Universidade do Arizona.

Os estudiosos já descobriram que esta rocha é como se fosse uma ‘pilha de entulho’, ou seja, várias rochas que ficam juntas, devido à força da gravidade. Para a Nasa, este meteoro é o mais perigoso de todos e, justamente por isso, os cientistas estão estudando sem parar uma forma de evitar o possível impacto.