Câncer de endométrio: o que é, sintomas e como prevenir a doença que acometeu a atriz Marieta Severo

A atriz abriu o coração e revelou recentemente o problema de saúde que enfrentou.

PUBLICIDADE

Aos 76 anos, a atriz veterana das novelas, Marieta Severo, abriu o coração sobre a descoberta de uma grave doença. A famosa revelou neste último domingo, 24 de setembro, o diagnóstico de câncer de endométrio. Felizmente, a artista detectou a enfermidade na fase inicial e não teve nenhuma complicação por causa da enfermidade.

Marieta Severo foi submetida a um procedimento cirúrgico. Durante a cirurgia foi realizada a retirada do útero e dos ovários. O órgãos foram retirados para evitar novas manifestações da doença. “Descobri bem no início, nem precisei fazer quimioterapia”, explicou a atriz.

Câncer de endométrio: o que é?

A doença afeta o endométrio, tecido que reveste o útero. A enfermidade é um dos tipos de câncer mais mortais entre as mulheres No ano de 2022, conforme informação do INCA – Instituto Nacional de Câncer, foram 7,8 mil casos no Brasil e quase duas mil mortes devido à condição. 

O tumor no endométrio atinge mulheres com idade acima de 50 anos, especialmente as que já passaram pela menopausa.

Sintomas de câncer do endométrio

Um dos principais sintomas da doença é o sangramento vaginal fora do período da menstruação. Contudo, o fluxo mais intenso do que o normal também é sinal de alerta. Vale ressaltar que qualquer tipo de sangramento vaginal em mulheres que passaram pela menopausa precisa ser avaliado pelo médico. 

Alguns dos sintomas da doença são: dores intensas na região inferior do abdômen, aumento do volume da barriga ou perda de peso intensa. Esses são indícios que podem indicar a enfermidade.

Prevenção e fatores de risco

Podem estar suscetíveis a esse tipo de tumor mulheres que sofram com síndrome do ovário policístico, sejam sedentárias, obesas, diabéticas ou tenham predisposição genética. As melhores formas de prevenção do câncer de endométrio são: manter o peso adequado, fazer atividade física regularmente e engravidar.

É importante frisar que diferente de outros tipos de tumores malignos ginecológicos, a vacina do HPV – papilomavírus humano, não tem um papel importante na relação de prevenção desse tipo de câncer.