Eclipse anular do Sol: será possível observar o fenômeno no Brasil? Veja data, horário, locais e como assistir

No próximo dia 14, ocorrerá um eclipse anular do Sol nos estados do Norte e Nordeste do Brasil, sendo transmitido pelo Observatório Nacional em parceria com entidades estrangeiras.

PUBLICIDADE

No próximo dia 14, haverá um eclipse anular do Sol nos estados do Norte e Nordeste do Brasil. O fenômeno ocorre quando a Lua passa entre a Terra e o Sol, cobrindo a maior parte do disco solar e deixando visível apenas um “anel de fogo” ao redor da borda.

O Observatório Nacional transmitirá o eclipse pelo YouTube, em parceria com entidades estrangeiras. O fenômeno poderá ser visto em dez países, incluindo Estados Unidos, México, Belize, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia e Brasil.

A faixa de anularidade, onde o “anel de fogo” será visível, passará pelos estados do Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O Observatório Nacional e a transmissão ao vivo

A transmissão do Observatório Nacional envolverá diversas instituições brasileiras e uma parceria internacional. Durante a transmissão, astrônomos amadores e profissionais irão interagir com o público, abordando temas relacionados à astronomia e respondendo perguntas.

As precauções ao observar o eclipse

É importante não olhar diretamente para o Sol durante o eclipse, pois isso pode causar danos à retina. A observação segura pode ser feita através de filtros adequados ou por meio de projeção indireta.

O último eclipse anular ocorreu em junho de 2021, mas não foi visível no Brasil. O próximo eclipse desse tipo será em 2 de outubro de 2024.