Crédito para MEI: como conseguir e melhores opções

Descubra quais são as melhores opções de crédito para MEI e considere a melhor opção para alavancar o seu negócio!

Empreender no Brasil definitivamente não é uma tarefa fácil e o crédito para MEI (Microempreendedor Individual) pode ser aquela alternativa inteligente para fortalecer o seu negócio, seja para abrir, expandir ou solucionar problemas financeiros e manter a sua empresa equilibrada.

Para ter acesso às melhores soluções, é necessário entender como esse processo de solicitação de crédito funciona e com quais modalidades os empreendedores podem contar para solicitar um crédito a mais para seu negócio. Continue a leitura e descubra as melhores opções para empresas!

Entenda o que é uma linha de crédito para MEI e como funciona?

Pode-se definir a linha de crédito para MEI como um empréstimo onde os bancos oferecem aos microempreendedores individuais quantias em dinheiro para que ele possa utilizar em seu negócio.

Tem como seu objetivo principal incentivar o empreendedorismo e explorar novas ideias de negócio. Por conta disso, é uma opção muito interessante para as microempresas que desejam crescer.

O empréstimo solicitado pode ser usado para movimentar o capital de giro ou manter as contas do negócio em dia, por exemplo. Além disso, é possível realizar a expansão do negócio com a compra de novos equipamentos e materiais para alavancar a produção.

Vale ressaltar que essa concessão de crédito possui muitos benefícios ao microempreendedor individual, entre eles o menor volume de juros e taxas em comparação a outros tipos de empréstimo.

Também é possível lidar com uma burocracia reduzida, já que são as instituições financeiras que se adéquam aos seus clientes para encontrar a melhor solução ao pagamento de acordo com o perfil de cada indivíduo.

Ao solicitar à instituição financeira, o pedido passará por uma análise de crédito, para valiar a concessão ou não do recurso. Cada local possui sua própria política interna, e por esse motivo, pode variar bastante os critérios a serem avaliados de um local para outro.

No entanto, será fundamental apresentar como será pago o empréstimo e como o recurso será usado, além de estar com o MEI ativo e em dia com suas obrigações. Uma dica é ter bons conhecimentos sobre gestão de negócios, o que passa credibilidade e segurança na instituição.

A principal dica é realizar um planejamento prévio de como os valores serão aplicados detalhadamente e, dessa forma, explicar ao banco. Assim, eles não só entendem claramente o que se deseja como os níveis de confiança da empresa tendem a se elevar, o que pode ser um fator positivo para empréstimos e negociações futuras.

Como solicitar uma linha de crédito para MEI?

Para solicitar um crédito para MEI em uma instituição financeira, é necessário ir presencialmente ou realizar online, e apresentar a documentação necessária, isto é, comprovante de residência, CNPJ ativo, RG e CPF, por exemplo.

No entanto, vale lembrar que as documentações podem variar entre as instituições e, por isso, é importante se informar em cada uma delas.

Ao contar com uma orientação financeira, o empreendedor tem mais chances de agilizar o processo de solicitação de crédito, especialmente se demonstrar que seu negócio possui uma boa linha de resultados projetados. Também é importante manter um bom relacionamento com o banco onde o empréstimo será feito.

Após enviar a solicitação e documentação, é necessário aguardar a análise de crédito para se ter uma resposta. Caso seja aprovado, será enviado a proposta e o contrato. Após assinado, o dinheiro será depositado em conta-corrente do indivíduo.

Quais são as opções de crédito para MEIs no Brasil?

Os microempreendedores individuais que desejam solicitar um crédito MEI podem contar com diferentes opções de crédito. Confira:

Empréstimo para empresas

Uma opção são os empréstimos para CNPJ, que também englobam quem possui MEI. As taxas e condições, como a necessidade de apresentar garantias, podem variar muito de uma instituição financeira para outra.

Dentre as opções, destacamos o empréstimo com garantia de imóvel, para aqueles que são proprietários de um, pois geralmente permite emprestar valores mais altos, já que um bem de maior valor entra como garantia.

Essa modalidade possui taxas de juros mais baixas, em comparação com outras, além de ter mais tempo para pagar. Simule online empréstimo para CNPJ com garantia de imóvel e aproveite essas vantagens como MEI!

Empréstimo para MEI

É uma opção bem semelhante a outros tipos de crédito empresarial, porém com a diferença de ser mais direcionado a microempreendedores individuais. Por esse motivo, é menos burocrático.

Cada instituição financeira possui sua própria política interna, o que pode variar as documentações necessárias e requisitos para a adesão.

Microcrédito

O microcrédito disponibilizado pelo BNDES é disponibilizado para os empreendedores que possuem faturamentos que sejam abaixo de R$360 mil, o que pode ser uma opção para quem está começando e precisa de um up em seu negócio.

Além disso, vale ressaltar que nesta modalidade de crédito para MEI, os empreendedores contam com menores taxas de juros e mais tempo para realizar o pagamento, além de ter a praticidade de fazer a solicitação online e não precisar apresentar garantia de bens.

Pronampe

Também conhecido como Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, o Pronampe concede créditos a pequenas e microempresas. O programa foi criado em 2020 para dar suporte às empresas durante a pandemia e se estabeleceu permanentemente.

A solicitação desse tipo de crédito para MEI pode ser realizada em bancos que oferecem essa modalidade de crédito. Vale ressaltar que quem opta por ela pode escolher o banco que deseja solicitar o empréstimo, além de contar com juros mais baixos e a vantagem de ter apoio do governo caso a empresa não consiga fazer o pagamento.

Empréstimo PJ Caixa – Parceria com Sebrae

O Sebrae e a Caixa possuem um tipo de crédito para MEI, além de microempresas e empresas de pequeno porte. Para fazer a solicitação, é necessário que seu nome não esteja negativado e que a empresa tenha faturamento nos últimos 12 meses.

Além disso, ao optar por esse tipo de empréstimo, o negócio contará com gerenciador financeiro virtual, taxas de juros, tempo para pagar diferentes e, ainda, conta com o acompanhamento do Sebrae para a empresa.

Gostou de conhecer as opções de crédito para MEI? Então, aproveite e compartilhe esse artigo com seus amigos!