Brasil poderá assistir ao eclipse solar que acontece neste sábado (14); saiba como ver de forma segura

O eclipse solar sempre chama a atenção de todos, mas é preciso tomar cuidado para observá-lo.

PUBLICIDADE

Neste sábado, dia 14, os brasileiros poderão acompanhar um eclipse solar, que é quando a Lua fica entre a Terra e o Sol, mas não são todas as regiões do país que terão a chance de conferir este fenômeno ao vivo.

Há três tipos de eclipses solares, mas o desta semana será o anular. Será formado um anel ao redor da Lua, que os especialistas chamam de ‘anel de fogo’; e a última vez que este eclipse foi observado do Brasil foi em 1994.

Naquela época, a região sul foi a mais beneficiada, mas desta vez serão os moradores do Norte e Nordeste que poderão acompanhar o eclipse nitidamente. Quem mora nas demais regiões do país talvez consigam ver o fenômeno de forma parcial.

Vários estados brasileiros acompanharão o fenômeno

Em São Paulo, por exemplo, a visão será parcial, com cerca de 40% do Sol ‘coberto’ pela Lua. Quem mora no Amazonas poderá acompanhar tudo, ao vivo, a partir de 12h05 e em seguida será a vez dos moradores do Pará, Tocantins, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco e Paraíba.

Até às 17h50 de sábado (14), o eclipse estará acontecendo nestes estados brasileiros. Os eclipses acontecem geralmente duas vezes por ano, porém, só podem ser vistos em determinadas regiões do planeta por cada vez, por isso muitos acham que é um fenômeno raro.

Cuidado ao observar um eclipse solar

Quem for acompanhar o eclipse ao vivo precisa tomar muito cuidado, já que o sol é extremamente prejudicial aos olhos. Há no mercado alguns telescópios com filtro, que são próprios para acompanhar este fenômeno.

Aqueles que não quiserem ou não puderem gastar com um telescópio poderão utilizar óculos próprios para eclipse solar ou então comprar vidros de soldador número 14 ou superior, pois assim acompanharão tudo sem prejudicarem sua visão.