Sintomas silenciosos: estes são os 3 tipos de câncer com diagnóstico mais difícil; conheça os sinais

Este artigo vai elencar três tipos de câncer que são mais difíceis de detectar.

PUBLICIDADE

Alguns tumores malignos podem não apresentar sintomas nos estágios iniciais da doença. Isso acaba fazendo com que seja mais difícil de detectar a condição. De acordo com dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer, em 2021 mais de 230 mil pessoas perderam a vida por causa da enfermidade no Brasil.

Contudo, os especialistas afirmam ser possível detectar cedo a enfermidade podendo assim salvar vidas. Quando o diagnóstico é feito precocemente em estágio inicial, as chances de sucesso no tratamento são melhores. É importante frisar que alguns tipos de cânceres são mais complicados de identificar.

Câncer de cólon

Esse tipo de tumor maligno não costuma ter muitos ou às vezes nenhum sintoma no início. Um dos primeiros indícios da enfermidade é o sangramento pelo ânus ou mudanças no trato intestinal, como constipação ou evacuações frequentes.

Em alguns casos, o médico pode sentir um caroço no abdômen ou no reto. Outros sintomas são perda de peso sem motivo aparente, dor na região da barriga ou ânus.

Câncer de pâncreas

É o tumor maligno com a menor taxa de sobrevivência no Reino Unido. Mais da metade dos portadores da enfermidade morrem em cerca de três meses após diagnóstico. O órgão é uma glândula grande que faz parte do sistema digestivo do corpo humano. A localização do pâncreas está sob o fígado e atrás do estômago.

Os sintomas do câncer de pâncreas incluem dor nas costas, indigestão, perda de peso, dor de estômago persistente e alterações no hábito intestinal. Também são indícios mais evidentes da doença: vômito, icterícia e dificuldade para conseguir engolir.

Câncer de ovário

Conhecido como assassino silencioso, o câncer de ovário costuma apresentar sinais quando a enfermidade está em um estágio mais avançado. A paciente pode ter diarreia ou constipação intestinal. Já os problemas digestivos podem surgir após o tumor ter se espalhado pelo cólon.