Não deixe de ver o eclipse solar anular em todo o Brasil neste sábado; saiba os horários

A faixa de anularidade cruzará os estados do Norte e Nordeste, enquanto a observação do fenômeno será parcial nas demais regiões do país.

PUBLICIDADE

No próximo sábado, dia 14, o Brasil terá a oportunidade de presenciar o fenômeno do eclipse anular do Sol. Nas regiões Norte e Nordeste do país, a visão será completa, permitindo a visualização plena do evento astronômico.

Esse acontecimento cósmico se materializa quando a Lua se posiciona de maneira que sua largura aparente seja menor que a do Sol, estando alinhada entre nosso planeta e a estrela central do sistema solar. O resultado desse alinhamento é a formação de um espetáculo conhecido como ‘anel de fogo’ nos céus.

Eclipse solar anular no território brasileiro

Alguns estados situam-se na região de anularidade, onde o eclipse se manifestará em toda a sua plenitude. Confira quais são essas localidades: Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Tocantins, Paraíba (sendo a cidade de João Pessoa alocada na zona de visibilidade), Pernambuco, Rio Grande do Norte (com a cidade de Natal inserida na área de observação).

Nas demais partes do país, o fenômeno ocorrerá de maneira parcial, resultando na imagem do Sol sendo ‘mordiscado’ pela Lua.

Importante salientar que é estritamente proibido olhar diretamente para o Sol durante o eclipse solar. Para observar esse evento, é fundamental utilizar óculos especializados para essa finalidade, filtros apropriados ou direcionar o olhar para o reflexo solar, evitando completamente o uso de placas de raio-x, filmes fotográficos, dispositivos móveis ou qualquer outro objeto inadequado.

A que horas o eclipse irá se manifestar nos céus?

Confira os momentos culminantes do eclipse em alguns locais do Brasil:

  • Brasília: 16h45;
  • Rio de Janeiro: 16h50;
  • São Paulo: 16h49.

O eclipse terá seu início pela manhã, inicialmente avistado na costa oeste dos Estados Unidos. No Brasil, a visualização desse fenômeno celeste ocorrerá mais tarde, durante a tarde, com uma extensão prevista de duas horas. O momento de apogeu terá uma duração aproximada de cinco minutos. Você pode verificar o horário específico para a sua localidade no site Time and Date.