Criança de 2 anos tem 20 dentes extraídos de uma vez; ela tomava refrigerante na mamadeira

O dentista que fez o atendimento relatou o caso durante uma participação em congresso.

PUBLICIDADE

Alimentos ricos em açúcar e artificiais, como os refrigerantes, não são indicados na dieta de adultos, muito menos de crianças. Essa orientação deve ser considerada especialmente nos pequenos com menos de dois aninhos. Os prejuízos podem ser os mais variados, mas um caso acabou chamando atenção e repercutindo na mídia.

Um dentista da Austrália atendeu um caso considerado por ele o mais traumático de sua carreira. O profissional precisou fazer a extração de 20 dentes de uma garotinha de apenas dois anos. A menina tomava refrigerante de cola na mamadeira desde que havia nascido. Stephen Liew, presidente da Australian Dental Association, recordou que o caso o deixou bem angustiado.

Menina de 2 anos extrai 20 dentes

A pequena Mary, a paciente de dois anos, apresentava abscessos cheios de pus pela boca. O dentista não teve outra opção e precisou extrair todos os dentes que estavam podres. “Ela acordou gritando, com a boca cheia de sangue, e a mãe dela gritava comigo, perguntando: ‘O que você fez com minha filha?’”, contou o profissional durante um congresso.

O profissional contou que a genitora da criança dava à filha mamadeiras com refrigerante. O intuito segundo o especialista era acalmar a menina. Ele disse que o atendimento foi o procedimento mais traumático em sua trajetória como dentista. Ele chegou a abordar as dificuldades no tratamento dental no país.

Saúde dental na Austrália

De acordo com uma investigação feita no país, milhões de australianos sofrem com problemas de saúde bucal. Muitos têm caries e acabam tendo perdas dentais por falta de tratamento. Pacientes ficam em longas listas de espera aguardando atendimento odontológico público. Vale frisar que a cada três adultos um têm problema de cárie dentária na Austrália.

Além disso, anualmente 10 em cada mil crianças acabam sendo internadas ao ano por causa de complicações dentárias. O caso serve de alerta, pois o consumo desse tipo de alimento em crianças com idade inferior a dois anos de idade deve ser evitado.