Halloween brasileiro: histórias da tradição do Dia das Bruxas, hoje (31/10)

Hoje (31), terça, celebra-se o Halloween, que possui tanto origem pagã, como cristã, acompanhe o que significa e sua origem.

PUBLICIDADE

O Dia das Bruxas, que é celebrado em 31 de outubro, tem ganhado popularidade no Brasil ao longo do tempo. No país, as pessoas agora optam por trajes e maquiagens que ultrapassam o terrível e trazem uma sensação festiva à ocasião.

No Brasil, o evento é conhecido como Dia das Bruxas e começou a chamar a atenção dos brasileiros para fantasias e decorações temáticas na década de 1990, devido à influência dos filmes de terror de Hollywood. No entanto, a história por trás dessa celebração é muito mais antiga.

O que exatamente é o Halloween?

Nos Estados Unidos, onde o Dia das Bruxas é uma tradição, essa celebração está profundamente enraizada e está associada à migração irlandesa. 

Quanto ao significado da palavra Halloween, este está relacionado ao propósito da própria data. Segundo estudos, o termo tem origem na expressão ‘All Hallows Eve’, que significa ‘a véspera de todas as almas’ em tradução direta. Isso ocorre porque a data precede o Dia de Todos os Santos e tem suas raízes na tradição irlandesa.

Como o Halloween chegou ao Brasil?

O Halloween não é uma festa nativa do Brasil. É devido à influência das produções cinematográficas dos Estados Unidos que o Halloween no Brasil se concentra principalmente em fantasias, maquiagens e festas. Conforme observado por uma historiadora, no Brasil, o Halloween é amplamente influenciado pelos filmes. Em contraste, nos Estados Unidos, a data é recebida com um forte senso de tradição, especialmente entre os cristãos. 

Quanto à origem do Halloween, estudos revelam que o Halloween tem duas origens distintas: uma está relacionada à cultura celta, a partir de 1.200 anos a.C., e a outra tem raízes cristãs.

No contexto celta, a festa está ligada ao festival Samhain, que marcava o início do Ano Novo para os celtas, marcando a transição do verão para o outono.

Por outro lado, a conexão cristã do Halloween está relacionada ao Dia de Todos os Santos e ao Dia dos Finados, que ocorrem em 1 e 2 de novembro, respectivamente, e têm origens principalmente na Irlanda.