Amnesia dissociativa: o que a condição que Bruno De Luca relata ter sofrido após acidente de Kayky Brito

O ator usou as redes sociais para falar sobre o problema que sofreu após presenciar o atropelamento do amigo.

PUBLICIDADE

O apresentador Bruno De Luca usou o seu perfil nas redes sociais para fazer um relato. Nesta última sexta-feira, 3 de novembro, para falar sobre o que tem passado desde o dia 2 de setembro. Vale ressaltar que foi a data que o amigo Kayky Brito foi atropelado na Barra da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro.

Em um trecho do relato, Bruno De Luca diz que está consultando com psiquiatras. De acordo com o famoso, ele tem feito hipnoterapia e meditação guiada, ressaltando que sofreu amnesia dissociativa na noite do acidente do amigo.

“O acidente que vi me deixou em estado de choque, transtornado. Todos esses eventos naquela noite afetaram minha capacidade de discernimento e coerência”, frisou Bruno De Luca na publicação. Por ter presenciado o atropelamento, ele explicou que acabou ficando mentalmente abalado.

O que é amnesia dissociativa?

A condição é um esquecimento, como se o indivíduo saísse da realidade momentaneamente. Inclusive, a pessoa pode perder a consciência, ficando com uma lacuna na memória, segundo explicação da psiquiatra Julia Khoury, médica do Hospital das Clínicas da UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais.

A profissional ressalta ainda que a perda da memória pode ser definitiva ou permanecer por um período depois de uma situação traumática. A pessoa pode conseguir recuperar as lembranças de maneira espontânea após um tempo. O diagnóstico é feito pelo profissional especializado depois de relatos do paciente.

Quem pode apresentar a condição?

A amnésia dissociativa é um sintoma que pode surgir devido a diversos transtornos psiquiátricos, como depressão, ansiedade, bipolaridade e síndrome do pânico. Contudo, indivíduos que não tem um transtorno podem apresentar a condição em virtude de um estresse agudo, trauma emocional ou mesmo uso de drogas.

O uso de bebidas alcoólicas pode elevar as chances do problema, especialmente se for um alto teor. É importante uma investigação médica para definir se a condição faz parte de um transtorno maior ou se foi um sintoma associado ao evento de estresse agudo.