Bebida queridinha entre os brasileiros, café não deve ser misturado com 6 medicamentos; segundo estudo

O café é uma bebida muito apreciada no país e faz parte do cardápio matinal de muita gente.

PUBLICIDADE

Tomar café pela manhã é um costume de muitos brasileiros, sendo uma das bebidas preferidas para iniciar o dia com bom humor e energia. Qualquer descoberta sobre os efeitos e benefícios gera curiosidade.

Segundo informação da Associação Americana do Coração, ingerir pelo menos uma xícara de café por dia pode contribuir reduzindo o risco de insuficiência cardíaca a longo prazo. Conforme os estudos, em comparação com pessoas que não bebem café, o consumo as chances em cerca de 12%.

O café já esteve na lista negra dos alimentos na década de 90. Antigamente acreditava-se que ele poderia ser prejudicial à saúde. Inclusive, a bebida já foi relacionada ao risco de aumento de tumores. Uma das famas do café é o seu efeito de aumentar a atenção das pessoas. Isso ocorre porque a cafeína atua no organismo gerando sensação de alerta.

Riscos com medicação

Apesar dos benefícios, uma nova revisão de estudos feita por um grupo internacional, concluiu que a ingestão de café perto da hora de tomar medicação precisa ser levada em consideração para evitar possíveis interações.

Pessoas que usam determinados remédios precisam ficar alerta. O efeito estimulante da cafeína pode desencadear alterações na absorção de alguns nutrientes. Inclusive, pode interferir em algumas medicações. Esse artigo vai listar algumas doenças em que os remédios devem ser observados, segundo especialistas.

Pressão arterial

A cafeína é uma substância estimulante podendo elevar a frequência cardíaca, e como consequência impactar a pressão arterial. Por esse motivo, o consumo de café com remédios para tratar a pressão pode ser algo problemático. Já que isso pode interferir na eficácia da medicação.

Ansiolíticos, antidepressivos e pílulas para dormir

Quem faz uso de antidepressivos devem dar um espaço de uma a duas horas antes ou depois do café. Os taninos que estão presentes na bebida podem atrapalhar a absorção do remédio. Isso vale também para os medicamentos que tratam insônia e os ansiolíticos

Tireoide

Pessoas que usam medicação para equilibrar os hormônios da tireoide tomam uma vez ao dia pela manhã. Preferencialmente, o remédio deve ser ingerido meia hora antes do café da manhã. De acordo com o estudo, o café pode atuar impedindo a absorção completa do medicamento.

Asma

A ingestão de café em Indivíduos que fazem uso de broncodilatadores pode desencadear algumas reações. Entre elas, estão a irritabilidade, dor de cabeça, desconforto estomacal e inquietação. Além disso, a bebida pode reduzir a absorção do remédio, conforme estudo realizado.

Diabetes

Segundo informação de uma pesquisa realizada pela Associação Americana de Diabetes, ingerir cafeína pode elevar os níveis de açúcar e insulina no sangue. Vale ressaltar os cuidados necessários as adições feitas ao café, como açúcar, leite e creme que podem aumentar ainda mais esses níveis dificultando o efeito dos remédios para diabetes

Alergias e resfriados

Combinar medicação para gripe e alergia com café também não é recomendado. O motivo é que a bebida estimula de forma excessiva o sistema nervoso central. Isso pode causar sintomas como irritabilidade, inquietação e distúrbios do sono.