Caso Luana Andrade: o que é embolia pulmonar maciça, intercorrência que tirou a vida da assistente de palco?

A jovem tinha 29 anos e ficou conhecida ao participar de um reality da Record.

PUBLICIDADE

Ontem (7), Luana Andrade faleceu no Hospital São Luiz do Itaim após complicações de uma lipoaspiração. A jovem, de 29 anos, já participou do programa Power Couple Brasil e era assistente de palco no SBT. A cirurgia de Luana foi realizada por uma equipe particular que havia sido contratada pelos familiares da jovem.

Segundo informações da unidade hospitalar, a causa da morte de Luana foi uma embolia pulmonar maciça. O hospital emitiu uma nota informando que Luana teve uma parada respiratória e cardíaca no momento que estava passando pela cirurgia, que precisou ser interrompida. Luana chegou a ser reanimada pelos médicos, mas faleceu ontem às 5h30.

Mas, afinal, o que é embolia pulmonar?

A embolia acontece devido à formação de coágulos que obstruem as artérias do pulmão. Geralmente, os coágulos se formam nas veias das pernas e são posteriormente liberados nas demais partes do corpo por meio da corrente sanguínea.

Quais são os fatores de risco?

Cirurgias podem causar a embolia pulmonar em um paciente. Mas, também existem outros fatores que devem ser levados em consideração. São eles: câncer, sedentarismo, obesidade e tabagismo.

Saiba mais sobre a embolia pulmonar maciça

Nesse caso, ocorre a queda da pressão arterial em um tempo superior a 15 minutos, além disso, o paciente também sofre com falta de ar e tem uma parada cardíaca.

Os coágulos também se acumulam em maior quantidade nas artérias pulmonares. Dessa forma, o sangue não consegue chegar aos pulmões e a oxigenação fica comprometida. Assim como aconteceu com Luana, a pessoa sofre uma parada cardíaca em questão de minutos.