Parada cardiorrespiratória: o que é e como ela pode ser provocada pelo calor excessivo

Recentemente, uma jovem universitária morreu de parada cardiorrespiratória durante um show.

PUBLICIDADE

A morte de uma mulher durante o show da cantora Taylor Swift, deixou milhares de fãs da artista americana em choque. O fato aconteceu nesta última sexta-feira, 17 de novembro, na cidade do Rio de janeiro. A jovem foi identificada como Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos.

Ela era estudante de psicologia na Universidade Federal de Rondonópolis – UFR, em Mato Grosso. Amigos da universitária afirmaram que ela era muito fã de Taylor Swift. Por esse motivo, ter viajado para assistir ao show da cantora americana era a realização de um sonho para a jovem.

“Na segunda música ela simplesmente desmaiou”, contou uma amiga de Ana Clara ao portal de notícias G1. De acordo com a informação da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, a universitária sofreu uma parada cardiorrespiratória.

O que é parada cardiorrespiratória e como o calor pode provocá-la, ocasionalmente levando a pessoa óbito?

A parada cardiorrespiratória acontece quando o coração para de bater. Isso faz com que a pessoa fique sem respirar. Neste tipo de situação é necessário socorro médico imediato. O procedimento de ressuscitação com massagem cardíaca precisa ser iniciado para tentar fazer o órgão voltar a bater.

De acordo com a informação do Doutor Lucas Albanaz, médico do Hospital Santa Lúcia Gama, de Brasília, a desidratação desencadeada pelo calor pode provocar parada cardiorrespiratória. Contudo, os pacientes jovens não são parte do grupo considerado vulnerável aos riscos da desidratação.

O grupo preocupante para desidratação são os idosos e as crianças. Contudo, é importante ressaltar a importância de beber água, especialmente nos dias em que a temperatura está mais elevada. A água auxilia o organismo resfriando o corpo e sua falta pode provocar impactos no corpo, entre eles o aumento da frequência respiratória e cardíaca.

Os impactos da desidratação no corpo

Quando o indivíduo fica muito desidratado e com a temperatura do corpo muito elevada, existe o risco de crises de convulsão, coma, distúrbios neurológicos graves e em situações extrema pode evoluir a óbito. É importante frisar que não é necessário estar em exposição excessiva ao sol para ter esses efeitos. Assim como aconteceu com a jovem no show da cantora americana Taylor Swift.