Câncer de pâncreas: conheça os fatores de risco e jamais ignore esses 5 sintomas sutis da doença

É importante ressaltar que o diagnóstico precoce é essencial para o sucesso do tratamento.

PUBLICIDADE

A prevenção é sempre o melhor remédio, mas algumas doenças podem acabar surgindo mesmo assim. Portanto, é importante sempre estar atento aos sinais que o corpo dá quando algo não vai bem. No caso de tumores malignos, o diagnóstico precoce é extremamente importante para um tratamento mais eficiente.

O câncer de pâncreas é um tipo de tumor maligno difícil de ser diagnosticado. Ele acontece quando células malignas acabam se formando no órgão.

Os fatores de risco para a doença incluem tabagismo, obesidade e histórico familiar. Por esse motivo, é necessário conhecer quais são os sintomas da enfermidade, especialmente aqueles que são mais sutis.

Veja abaixo alguns sintomas relacionados a condição

  • Icterícia: a coloração da pele e olhos ficam amarelados;
  • Dor no estômago: costuma atingir a região superior abdominal;
  • Dor nas costas: geralmente acomete a parte superior das costas;
  • Perda de peso sem motivo aparente: fique atento a perda de peso acima de 5% em um prazo menor de seis meses;
  • Fezes flutuantes: fezes que não afundam na água.

Caso você apresente alguns desses sinais, o ideal é buscar ajuda de um médico com urgência. Descobrir a doença o mais cedo possível ajuda a elevar as chances de cura da enfermidade. Vale frisar que esse tipo de tumor maligno é o quarto mais comum entre os homens e o quinto entre as mulheres no país.

A taxa de sobrevida para o câncer de pâncreas em cinco anos gira em torno de 10%. Isso quer dizer que a cada 100 pacientes que sofrem com a enfermidade, apenas 10 deles vão conseguir sobreviver por ao menos cinco anos.

Câncer de pâncreas: fatores de risco

Os fatores de risco principais para o tumor maligno no pâncreas incluem: obesidade, tabagismo, histórico da doença na família, diabete e uso abusivo na ingestão de álcool. Não existe uma forma de prevenção comprovada cientificamente desse tipo de câncer. Contudo, algumas medidas podem auxiliar reduzindo os riscos.

É importante manter hábitos de vida saudável, como manter o peso ideal, não fumar, controlar a glicose e limitar a ingestão de bebida alcoólica. Vale ressaltar a necessidade de buscar ajuda médica sempre que perceber que algo não vai bem no organismo.