O que é o TAB? Transtorno que fez com que Lucas Lucco se afastasse do palco para cuidar da saúde mental

Recentemente, o cantor anunciou uma pausa na carreira para tratar o transtorno.

PUBLICIDADE

O músico sertanejo Lucas Lucco, com 32 anos, divulgou em suas redes sociais que planeja se afastar temporariamente da carreira artística para concentrar-se na preservação da sua saúde mental e no tratamento do Transtorno Afetivo Bipolar (TAB). Essa síndrome, que impacta aproximadamente 8 milhões de brasileiros, é mais prevalente do que muitas pessoas imaginam e pode interferir significativamente em diversas áreas da vida dos indivíduos afetados.

O Transtorno Afetivo Bipolar (TAB) é uma condição que está associada à interação complexa entre fatores biológicos, neuroquímicos e ambientais, e apresenta uma componente de transmissão hereditária. Conforme informações da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (Abrata), os sintomas desse transtorno costumam surgir geralmente entre os 18 e 25 anos.

Confira quais são os sintomas do TAB

Os sintomas mais reconhecidos incluem variações no humor, alternando entre episódios de depressão, períodos de mania ou hipomania, e fases de sentimentos mistos. Essas flutuações, nitidamente definidas, podem perdurar por períodos que variam de alguns dias a meses.

TAB deve ser tratado com medicamentos

Para gerenciar o transtorno bipolar, é essencial tratá-lo com medicamentos que ajudam a controlar as crises e a prevenir as oscilações de humor. No entanto, devido às características próprias da bipolaridade, o médico psiquiatra Henrique Bottura, que abordou o tema em dezembro de 2022 em uma entrevista ao Estadão, destaca a importância de obter um diagnóstico preciso da doença, o que nem sempre é uma tarefa simples.

O tratamento para o transtorno bipolar envolve o uso de medicamentos estabilizadores de humor, os quais só devem ser prescritos por um médico. A avaliação individual é fundamental para a escolha adequada do tratamento.