Filha de Bárbara Evans se engasga com amendoim e passa por cirurgia; caso pode ser fatal; saiba o que fazer

A influenciadora compartilhou a situação em seu perfil do Instagram; caso serve de alerta.

PUBLICIDADE

No último dia 8, Ayla, filha de Bárbara Evans, engasgou-se com um amendoim e estava com dificuldades para respirar, conforme compartilhado pela modelo no Instagram.

Além das dificuldades respiratórias, Ayla também estava vomitando. Na primeira visita ao médico, não foi identificado nada anormal, e sugeriu-se que a menina poderia estar com asma.

No entanto, Bárbara compartilhou no Instagram que optou por consultar a pediatra da família, que ao examinar o raio-x, identificou um corpo estranho, que eram fragmentos de amendoim. Ayla foi submetida a uma broncoscopia para a retirada do alimento.

A obstrução das vias aéreas por corpo estranho ocorre quando a respiração é bloqueada por um objeto na garganta ou traqueia. A aspiração incorreta de algo pode resultar em complicações, como pneumonia e bronquite.

Crianças morrem no país após engasgo

Em situações mais críticas, o engasgo pode resultar em óbito, levando a aproximadamente 3.000 mortes por ano no Brasil. O maior número é de crianças.

Caso uma criança engula algo de maneira errada, não induza o vômito, pois isso pode agravar o quadro. Avalie se a pessoa está respirando normalmente; se estiver, encaminhe-a para atendimento médico. Caso perceba que a pessoa não consegue respirar, faça a manobra de Heimlich.

Saiba mais sobre a manobra de Heimlich

A manobra de Heimlich é apropriada para crianças com idade acima de um a dois anos. Abraçando a criança pelas costas, aplique uma pressão súbita abaixo das costelas para desalojar a obstrução. Para menores de um ano, a técnica consiste em compressões nas costas e no osso esterno do tórax. Ao perceber alguma reação da criança, pare imediatamente.