Filha de Bárbara Evans enfrenta cirurgia após engasgo: quais são os alimentos que oferecem mais riscos

Ayla, de 1 ano, passou por 5 atendimentos até ser detectado um amendoim em um dos pulmões.

PUBLICIDADE

Lamentavelmente, no último dia 8, Bárbara Evans vivenciou um momento de grande apreensão envolvendo sua filha primogênita Ayla, de apenas um ano de idade. A menina se engasgou com pedaços de amendoim, o que exigiu uma cirurgia no domingo (10/12) para a retirada do alimento.

A curiosidade das crianças por novos sabores é natural, mas os pais devem estar atentos aos riscos que alguns alimentos podem representar. A enfermeira obstetra Karina Souza destaca que o importante é como os alimentos são oferecidos, e não necessariamente evitá-los.

Saiba quais são os alimentos que oferecem maior risco aos pequenos

É desaconselhável oferecer a crianças pequenas alimentos arredondados e cilíndricos, geralmente mais duros e escorregadios. Alguns exemplos são tomate, ovo de codorna, uva, cereja, pedaços de queijo, grãos, amendoim, salsicha, pipoca, balas e chicletes.

Para evitar riscos, é recomendável cortar esses alimentos em pequenos pedaços não redondos e incentivar a criança a mastigar bem antes de engolir. É essencial evitar a oferta de líquidos enquanto a criança ainda mastiga e nunca deixá-la desacompanhada durante as refeições.

Crianças de até 4 anos são as maiores vítimas de engasgo

De acordo com a Academia Americana de Pediatria, os engasgos são mais frequentes em crianças com menos de 4 anos, pois seus tratos alimentares são ainda muito pequenos.