Ataque cardíaco em jovens: 4 sintomas da condição que tirou a vida do cantor gospel Pedro Henrique

Recentemente, o Brasil perdeu uma estrela do mundo gospel, vítima de infarto fulminante.

PUBLICIDADE

A morte de um jovem cantor gospel nos últimos dias acendeu um alerta importante. O artista evangélico Pedro Henrique, de 30 anos, faleceu após ter sofrido um infarto fulminante. O fato ocorreu enquanto se apresentava em um evento na cidade de Feira de Santana, região metropolitana da Bahia.

O evento estava sendo transmitido ao vivo nas redes sociais quando, de repente, o cantor gospel caiu no chão. Pedro Henrique passou mal e desmaiou enquanto cantava. A morte precoce e inesperada de um jovem causa estranheza na maioria das pessoas. Contudo, o infarto pode acontecer com pessoas nessa idade.

O que é infarto?

O ataque cardíaco ou infarto é a morte das células de uma região do músculo do coração. Isso pode ocorrer devido à formação de um coágulo que faz a interrupção do fluxo sanguíneo de maneira intensa e súbita. A condição costuma ser mais comum em indivíduos idosos. Contudo, apesar de ser algo raro, o problema tem acometido cada vez mais o público jovem.

A maioria das pessoas questiona o que pode levar ao infarto em uma pessoa mais jovem. O problema pode acontecer devido a alterações congênitas ou genéticas, mas não de maneira hereditária. As chances de ter a condição podem ser maiores em indivíduos com fatores de risco para enfermidades do coração. Por exemplo, fumantes, obesos e indivíduos com pressão alta.

Vale ressaltar que portadores de diabete e pressão alta necessitam de tratamento para prevenir complicações como o infarto.

Sintomas de infarto em pessoas jovens

Um detalhe preocupante sobre a condição em jovens é que costuma ser um infarto fulminante. Isso quer dizer que mata nas primeiras horas, sem muitas chances de salvamento ou tratamento. O fato é que os sintomas de um ataque do coração em jovens são diferentes do que atinge pessoas mais velhas.

Os sintomas são mais intensos, podendo aparecer como uma queimação ou pressão no tórax. A pessoa também pode sentir uma dor no peito que irradia para o braço, queixo, mandíbula e até mesmo as costas. Veja abaixo sinais importantes do ataque cardíaco.

  • Suor frio (sudorese excessiva);
  • Náuseas;
  • Mal-estar;
  • Vômitos.

Caso apresente esses sintomas, acione logo a emergência. Quanto mais rápido o socorro, maiores as chances de sobrevivência.