Limão espremido: afinal, corta ou não corta a gordura? nutricionistas dão opinião

As pessoas apostam no consumo da fruta cítrica para facilitar a digestão.

PUBLICIDADE

“Agora, um toque de limão para neutralizar a gordura.” Quem nunca repetiu ou ouviu essa expressão de alguém após consumir uma quantidade excessiva de gordura no dia a dia?

Essa prática é bastante comum na tentativa de minimizar os potenciais efeitos prejudiciais que a ingestão excessiva de gordura pode causar no organismo, tanto a curto quanto a longo prazo. Além disso, a fruta também é frequentemente relacionada a alegados efeitos milagrosos para emagrecimento, os quais serão elucidados.

Saiba o que dizem os especialistas sobre o limão

Os nutricionistas destacam que essa abordagem é, na verdade, um mito. Embora a fruta cítrica seja deliciosa e ofereça diversos benefícios, a capacidade de quebrar gordura não está entre eles.

Após o consumo, o suco, juntamente com a mucosa do intestino, tem a capacidade de estimular a produção do hormônio secretina. Este hormônio é responsável por regular a liberação de bicarbonato de sódio.

Este é utilizado no organismo para neutralizar a ação do ácido gástrico durante o momento em que ocorre a reação química responsável pela digestão da gordura consumida.

Confira os benefícios do limão

Além desse hormônio, a fruta cítrica contém uma substância chamada limoneno, que pertence a esse grupo e auxilia na modulação da microbiota intestinal, embora não tenha sucesso na eliminação de gorduras. De acordo com o nutricionista Bruno Rua, o suco pode, de fato, criar um ambiente mais ácido que auxilia na digestão, mas não é um fator determinante para o emagrecimento.