9 sintomas sutis de diabetes que podem ser confundidos com excessos das festas de fim de ano

A diabetes é uma doença que precisa de um controle rigoroso para se evitar complicações.

PUBLICIDADE

A diabetes é uma condição que surge quando o organismo não consegue produzir insulina suficiente. Os sintomas da doença podem ser bem sutis e até mesmo ser confundidos com efeitos dos excessos alimentares das festas de fim de ano. Veja abaixo sintomas que podem indicar sinais precoces de diabetes.

Urina frequente

A condição causa uma produção maior no volume de urina. Isso acontece porque o organismo tenta eliminar o excesso de açúcar na corrente sanguínea. Portanto, caso esteja indo ao banheiro com maior frequência, é bom ficar alerta. Em caso de dúvidas, busque uma avaliação médica.

Mau-hálito

Um hálito com odor mais forte também pode indicar diabetes. Isso ocorre devido à glicose na saliva que aumentar a proliferação de bactérias.

Sede excessiva

Esse sintoma é o resultado do desequilíbrio do açúcar no organismo. A sede excessiva acontece porque o corpo trabalha mais para tentar eliminar a glicose no sangue.

Cansaço

O corpo acaba ficando em constante desidratação e as células enfrentam dificuldades para conseguir processar a glicose. Com isso, o indivíduo se sente mais cansado e sem energia.

Dificuldade de cicatrização

Caso a condição esteja fora de controle, o sangue acaba circulando devagar. O resultado disso é que lesões podem não cicatrizar ou demorar mais que o normal.

Tonturas

Esse é um sintoma comum relatado em pacientes portadores da condição. Isso acontece devido aos altos e baixos níveis de açúcar no sangue e à desidratação.

Irritabilidade

A diabetes fora de controle pode provocar irritabilidade em alguns pacientes. Isso acontece porque a glicose alta desregula o funcionamento hormonal.

Ansiedade e nervosismo

Tontura, sudorese, batimentos cardíacos acelerados, dor de cabeça, náusea e tremores podem estar relacionados com hipoglicemia.

Perda de peso sem motivo aparente

A diabetes pode provocar perda de peso rápida no indivíduo. Isso acontece por causa da perda de açúcar ao urinar com frequência. Esse sintoma associado com a desidratação pode fazer a pessoa perder peso. Se você apresentar alguns desses sinais, busque ajuda médica para uma avaliação.