Janeiro Branco: campanha pela saúde mental incentiva cuidados e a busca por ajuda profissional

Campanha ‘Janeiro Branco’ tem o objetivo de incentivar cuidado com a saúde mental e procura por ajuda profissional.

PUBLICIDADE

O ano de 2024 começou trazendo consigo o início da campanha Janeiro Branco, com o objetivo de conscientizar acerca dos cuidados com a saúde mental e emocional da população, enfocando a prevenção de doenças relacionadas ao estresse, tais como depressão, ansiedade e pânico.

As doenças mentais podem ser desencadeadas por diversos fatores, incluindo genética, abuso de substâncias, estresse e traumas, abrangendo também transtornos de humor, esquizofrenia e transtorno bipolar. Esse programa orienta também a busca por ajuda profissional.

Janeiro Branco estimula cuidado com a saúde mental com dicas

Conforme especialistas do site Instituto Nacional do Seguro Social, há algumas dicas para o bem-estar da saúde mental. Entre eles, é fundamental adotar uma abordagem cautelosa ao definir expectativas, buscando colocar metas sensíveis com prazos mais curtos ou por etapas. Outra recomendação é evitar uma atitude de se autocobra exageradamente nesta época.

Também é alertado que os acontecimentos nem sempre seguem o planejado e que as prioridades podem mudar é natural. Mais uma dica é participar de atividades que proporcionem satisfação é importante para o bem-estar. Busque ter uma rotina de horários para dormir e acordar, evitar o uso de dispositivos eletrônicos antes de ir para a cama, e realize atividades relaxante, mantendo sempre um ambiente propício para dormir.

Os especialistas também ressaltam a consciência sobre os sentimentos e identificar as emoções são passos cruciais para promover mudanças em direção ao bem-estar. O foco no momento presente, em vez de constantemente pensar em eventos passados ou futuros, ajuda a evitar angústias.

Objetivos do Janeiro Branco

O Janeiro Branco, inspirado nas bem-sucedidas campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, visa destacar a importância da saúde mental e emocional, tanto para indivíduos quanto para instituições. Este movimento busca despertar a atenção global para questões relacionadas à saúde mental, aproveitando a simbologia cultural associada ao primeiro mês do ano.

Janeiro, representando uma “folha ou tela em branco”, simboliza um período propício para reflexões sobre a vida, relações sociais, condições de existência, emoções e significados existenciais. Nesse contexto, cada pessoa é encorajada a escrever ou reescrever suas próprias histórias de vida, promovendo um cuidado mais atento com a saúde mental e emocional. Procure sempre a ajuda de um profissional para o tratamento adequado.