Sopro e troca de válvula no coração: o que são os problemas que tiraram a vida do cantor João Carreiro

O cantor João Carreiro faleceu aos 41 anos após passar por uma cirurgia no coração.

PUBLICIDADE

A morte inesperada do cantor sertanejo João Carreiro, aos 41 anos, destaca a gravidade das doenças cardiovasculares, a principal causa de morte em todo o mundo. Entenda o que envolve o diagnóstico de sopro e a necessidade de troca de válvula no coração, além da crucial importância da prevenção.

João Carreiro faleceu durante um procedimento cirúrgico cardíaco no Hospital do Coração, em Campo Grande. Seu corpo foi velado na capital e será sepultado em Cuiabá, no Mato Grosso, nesta sexta-feira (5).

O que é o sopro no coração?

A cardiologista e presidente da SBC-MS (Sociedade Brasileira de Cardiologia de Mato Grosso do Sul), Amanda Ferreira Ben Fatti, esclarece que o termo ‘sopro’ é atribuído devido ao som característico produzido pela irregularidade no coração. O diagnóstico é fundamental para determinar as medidas que o profissional de saúde irá recomendar ao paciente.

Conforme a médica especialista, cada situação demanda um tipo específico de tratamento. Por exemplo, a troca do órgão é uma opção em casos de refluxo ou obstrução, nos quais a circulação sanguínea compromete o funcionamento do órgão vital.

Saiba como é feita a cirurgia para trocar a válvula do coração

Segundo a profissional, a decisão de operar um paciente com problemas na válvula cardíaca depende de vários fatores. Quando a válvula apresenta um problema significativo, juntamente com outras alterações no coração, como aumento do tamanho, e o paciente apresenta sintomas, a intervenção cirúrgica pode ser necessária. A avaliação clínica é crucial nesse processo.

Às vezes, mesmo que o paciente não relate sintomas, a realização de testes de esforço pode revelar limitações no desempenho físico. A abordagem cirúrgica, seja por meio de reparo ou substituição da válvula, é frequentemente a única opção para problemas graves de válvula, uma vez que não há medicamentos capazes de corrigir essas condições. O tipo específico de tratamento dependerá do tipo de problema na válvula e das características individuais do paciente.