Esses foram os sintomas que Zagallo sentiu ao ter falência múltipla dos órgãos; ele morreu aos 92 anos

O ex-jogador estava internado desde setembro de 2023; ele veio a falecer devido a uma falência generalizada dos órgãos.

PUBLICIDADE

Na noite da última sexta-feira (05), foi confirmado o falecimento do ex-jogador Mário Jorge Lobo Zagallo aos 92 anos. Ele estava internado no Hospital Barra D’or, no Rio de Janeiro, desde setembro de 2023. De acordo com as informações divulgadas, o treinador morreu em decorrência de falência múltipla dos órgãos.

O quadro do ex-jogador ocorre quando mais de um órgão para de funcionar, comprometendo suas funções. Com esse estado de saúde, Zagallo precisou passar por várias intervenções médicas para se manter estável e vivo. Infelizmente, ele não resistiu às complicações e faleceu após a “progressão de múltiplas comorbidades previamente existentes”.

Quadro de saúde que tirou a vida de Zagallo é comum em 25% dos pacientes internados na UTI

No Brasil, é comum que pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) evoluam para um quadro de falência generalizada dos órgãos. De acordo com pesquisas, cerca de 25% dessas pessoas desenvolvem esse quadro durante o tratamento, e quanto mais órgãos comprometidos, pior se torna o prognóstico.

Geralmente, a falência múltipla dos órgãos decorre de um choque séptico, uma infecção que afeta todo o corpo. Ela pode ser causada por lesões na pele devido a queimaduras, traumas, doenças que afetam o sistema imunológico, eclampsia, intoxicação por substâncias tóxicas, inflamação do pâncreas e síndrome da aspiração.

O colapso simultâneo de vários órgãos costuma ocorrer após um período variável desde o surgimento da causa inicial, durante o qual o paciente aparenta estar estável. Em seguida, esse colapso se desenvolve gradualmente, à medida que os diferentes sistemas do corpo experimentam uma deterioração progressiva de suas funções, resultando em um desequilíbrio funcional dos órgãos envolvidos.

Falência múltiplas dos órgãos: sintomas da condição de Zagallo

Os órgãos mais vulneráveis incluem pulmões, rins, estômago e fígado, além de possíveis lesões cardíacas e cerebrais pós-traumáticas, disfunções glandulares e intestinais, e alterações no sistema imunológico e de coagulação. Existem indicadores clínicos cruciais que os profissionais de saúde devem monitorar para diagnosticar a falência múltipla de órgãos, como a temperatura corporal excedendo 38°C ou caindo abaixo de 36°C, uma frequência cardíaca superior a 90 batimentos por minuto e variações significativas no número de glóbulos brancos no sangue.