Evaristo Costa é internado com doença sem cura; sintomas, prevenção e tratamento

Jornalista Evaristo Costa está em tratamento da doença de Crohn e segue sem previsão de alta.

PUBLICIDADE

O jornalista Evaristo Costa, de 47 anos, está hospitalizado em um hospital de Cambridge, Inglaterra, decorrente das complicações da doença de Crohn, uma condição que afeta o intestino. Por meio de suas redes sociais, compartilhou sua chegada à emergência na manhã da última sexta-feira (12).

O ex-contratado da Globo e da CNN também relatou os desafios enfrentados devido à doença, que é incurável, incluindo intensas dores abdominais, diarreia persistente, febre e perda de peso, que resultaram em fraqueza e fadiga. Neste sábado (13), o famoso atualizou o seu boletim médico, informando que não há previsão de alta.

Sintomas da doença Crohn que acomete Evaristo Costa

Crohn é uma doença crônica que afeta o trato do intestino e é incurável. Os sintomas mais apresentados são: dor abdominal, geralmente no lado inferior direito do abdômen; diarreia que pode ser persistente e ter sangue; perda de peso; fadiga; e febre em alguns pacientes.

Prevenção e tratamento da doença de Crohn

Não existe uma prevenção direta, mas seguir um plano de tratamento e adotar um estilo de vida que seja saudável podem controlar a patologia. A gravidade da situação pode ser atenuada com diagnóstico precoce, tratamento adequado, dieta equilibrada, evitar o tabagismo, exercícios físicos, e manter o estresse sob controle.

O tratamento pode ser feito com medicamentos anti-inflamatórios, medicamentos biológicos, nutrição, e cirurgia em casos graves para remover partes prejudicadas do sistema digestivo. Somente um médico pode diagnosticar a doença e indicar a forma adequada de tratar.