O que é a doença de Crohn? Inflamação que fez Evaristo Costa ir para o hospital reclamando de dores

Confira quais são os sintomas, tratamento e como é feito o diagnóstico da condição.

PUBLICIDADE

O jornalista Evaristo Costa recorreu às redes sociais para compartilhar um momento difícil após complicações relacionadas à doença de Crohn que ele enfrenta. Na legenda de uma foto em que aparece no pronto atendimento, ele escreveu: “Eu e minha querida doença de Crohn”.

Evaristo também respondeu a perguntas dos seguidores sobre algumas das consequências dos sintomas, incluindo forte diarreia seguida da possibilidade de evacuar sangue e dores no abdômen.

Confira quais são os sintomas da doença de Crohn

Esse é um dos sintomas associados à doença. Além disso, os sintomas podem incluir cólicas abdominais, perda de peso, febre, conforme relatado pelo famoso, e complicações mais sérias.

Entre essas complicações, destacam-se desnutrição, problemas de absorção nutricional, lesões oculares, deformidades intestinais, obstrução do cólon e até mesmo formação de cálculos renais em pacientes diagnosticados.

A busca por assistência médica é aconselhada quando o quadro de diarreia persiste por uma semana, acompanhada de dores abdominais, mesmo na ausência de sangue nas fezes.

Como é feito o diagnóstico da doença de Crohn

O diagnóstico preciso deve ser estabelecido por um médico especializado, com base em exames específicos como endoscopia, colonoscopia e análises de sangue, que auxiliam na detecção de anticorpos específicos associados ao quadro de inflamação.

O manejo eficaz da doença permite que o portador leve uma vida normal, uma vez que geralmente não há cura. Manter a saúde em dia proporciona ao paciente períodos livres de inflamações e infecções, que podem ocorrer devido ao comprometimento do sistema imunológico. Recomenda-se uma dieta que evite alimentos ricos em fibras, gorduras e excesso de condimentos.