O que é compulsão alimentar? O transtorno que afeta Yasmin Brunet precisa ser tratado com acompanhamento

Saiba o que é e quais sintomas do quadro de Yasmin Brunet no BBB24, que afeta muitas pessoas.

PUBLICIDADE

Yasmin Brunet compartilhou, desde o início do BBB24, que enfrentava dificuldades devido à sua abstinência do uso do cigarro eletrônico, o qual costumava utilizar fora de casa. No entanto, ela optou por não fumar durante as gravações.

Consequentemente, a ansiedade da modelo impactou a frequência com que ela se alimentava, tornando-se motivo de brincadeiras entre os participantes, resultando no apelido de ‘Yasmin Comer’. Mas afinal, o que caracteriza a compulsão alimentar?

Yasmin Brunet assumiu ter compulsão alimentar

Ela admitiu a Wanessa Camargo que lida com a ansiedade através da alimentação. Segundo ela, o único momento em que não experimenta ansiedade é durante as refeições.

Profissional explica o que é compulsão alimentar

A endocrinologista Deborah Beranger explica que a fome é uma sensação fisiológica que leva o organismo a procurar alimentos para satisfazer as necessidades diárias de nutrientes. No entanto, destaca que o estado psicológico abalado pode influenciar na sensação de fome, independentemente da necessidade nutricional.

Para a especialista, nos casos como o de Yasmin, o aumento do apetite é uma resposta do corpo a situações de estresse que a pessoa possa estar enfrentando. Consequentemente, alguns pacientes podem desenvolver de forma crônica o complexo.

Ela também destaca que, devido ao estresse, o hormônio cortisol é produzido pelo corpo, sendo um dos responsáveis por desencadear uma vontade excessiva de ingerir alimentos mais calóricos.

Por essa razão, muitas vezes buscamos refúgio em alimentos como doces e gorduras. É importante destacar que a assistência médica deve ser procurada em qualquer um dos casos mencionados.