Você sente o seu olho tremer? Entenda o motivo e saiba que sintoma pode ser um pedido de socorro

O tremor na região dos olhos pode estar associado a um pedido urgente por mudanças de hábito.

PUBLICIDADE

O estresse é um dos grandes males do século. Afinal de contas, hoje em dia o mundo é muito agitado e cheio de estímulos incessantes. O problema pode provocar diversos incômodos no corpo, sendo um deles o tremor na pálpebra ou no olho. Provavelmente em algum momento da vida você já tenha sentido esse sintoma.

Muita gente não sabe, mas sentir tremor nas pálpebras pode ser uma sensação mais comum do que se pode imaginar. Apesar do medo do sintoma estar associado a alguma doença, esse tremor tem como característica surgir de forma repentina, podendo gerar algum tipo de desconforto.

Em alguns casos, essa contração que aparece na pálpebra pode estar ligada a um desconforto temporário. No entanto, em algumas situações pode estar relacionado com algo mais profundo, sendo um indício de que a pessoa está estressada.

Qual o significado do tremor nos olhos?

Segundo informação de Rogelio Ribes Escudero, responsável pelo setor de transplante de córnea do Hospital Alemão da Argentina, esse tremor é formado por pequenos espasmos ou contrações espontâneas que ocorrem nos músculos das pálpebras. A condição é chamada de mioquimias palpebrais na medicina.

Trata-se de um distúrbio que acontece quando a musculatura que circunda a pálpebra fecha ao invés de contrair. Vale ressaltar que esse tipo de fenômeno pode acometer outras regiões do corpo, podendo ocorrer também no ombro ou perna.

Causas e tratamento

As causas mais comuns do tremor na região dos olhos são o estresse e cansaço. Portanto, os especialistas aconselham aos pacientes tentar reduzir a intensidade da rotina diária. A prevenção da condição está associada a uma qualidade de vida melhor. A ansiedade e a ingestão de substâncias estimulantes como chá, cafeína e similares podem acabar desencadeando mioquimias.

Quando o problema for algo persistente, uma das opções de tratamento é a injeção de toxina botulínica nos músculos oculares. A substância vai ajudar no relaxamento da musculatura da região, aliviando os tremores.

Vale ressaltar que é necessário buscar uma avaliação médica, pois somente o profissional pode dar o diagnóstico correto e prescrever o melhor tratamento para cada caso.