Jandira Martini perde a batalha contra o câncer de pulmão aos 78 anos; sintomas, causas e tratamento da doença

A atriz perdeu a vida após lutar contra a doença; saiba mais detalhes.

PUBLICIDADE

A atriz Jandira Martini faleceu aos 78 anos, como anunciado por amigos, incluindo o ator Marcos Caruso, nas redes sociais nesta terça-feira (30). Jandira morreu após enfrentar uma prolongada luta contra um câncer no pulmão. A comunidade artística brasileira lamenta profundamente a perda dessa grande profissional, cujo legado será lembrado por sua contribuição à televisão e ao teatro.

Durante sua trajetória profissional, ela esteve envolvida em várias produções que conquistaram êxito junto ao público brasileiro, destacando-se em obras como O Clone e Caminho das Índias.

Sua versatilidade artística e talento cativante conquistaram admiradores ao longo dos anos. Encarando o câncer no pulmão com coragem e determinação, a atriz deixa um espaço vazio nos corações de seus colegas de profissão e admiradores com sua partida.

Quais são os sintomas do câncer de pulmão

Segundo informações do doutor Drauzio Varella, os indícios do câncer de pulmão podem abranger tosse persistente, dor no peito agravada ao tossir, perda de peso inexplicada, falta de ar e fadiga.

Não existe uma causa definitiva para o câncer de pulmão; no entanto, o tabagismo representa um significativo fator de risco para o desenvolvimento da doença.

Conforme informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), são registrados anualmente 1,7 milhão de novos casos de câncer de pulmão em todo o mundo, com uma incidência que apresenta um aumento de 2% ao ano.

Como é o tratamento do câncer de pulmão

O tratamento do câncer de pulmão varia conforme o estágio da doença e outros elementos individuais. As abordagens terapêuticas comuns incluem cirurgia para a remoção do tumor, radioterapia que utiliza radiação para eliminar as células, quimioterapia que busca destruir as células cancerígenas, ou uma terapia-alvo com a administração de medicamentos.