Dengue nos olhos: o que é e quais os impactos a doença pode causar à visão

O país está enfrentando um verdadeiro surto da doença e várias regiões já decretaram situação de emergência.

PUBLICIDADE

O Brasil passa por um momento difícil em relação à saúde, com algumas regiões do país já decretando emergência devido à dengue, doença provocada pelo mosquito Aedes Aegypti, que pode causar sérias complicações, inclusive, óbito.

Muita gente não sabe, mas a dengue pode apresentar sequelas em alguns casos. Apesar de ser algo raro, algumas pessoas podem sofrer danos oftalmológicos. Contudo, isso está relacionado a pacientes mais graves ou grupos de risco.

Dengue nos olhos

É uma complicação causada pela enfermidade transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. O paciente pode apresentar hemorragia intraocular (sangue nos olhos), hemorragia subconjuntival (sem alteração da aparência) ou até mesmo a perda da visão. Segundo informação do Instituto Penido Burnier, referência em tratamento oftalmológico, o problema ocorre devido a uma tentativa do sistema imunológico de combater o vírus.

O organismo tenta combater o vírus criando anticorpos que alteram a corrente sanguínea. Um dos impactos mais conhecidos da doença é a queda de plaquetas. É justamente isso que pode provocar a hemorragia intraocular. As pessoas hipertensas, diabéticas, cardíacas e com colesterol alto são parte do grupo de risco para essa condição.

Tratamento e prevenção

O tratamento para a condição é feita dependendo de cada caso. No entanto, são usadas terapias com laser e o uso de compressas frias. Para tentar evitar complicações relacionadas a visão, o ideal é buscar ajuda de um oftalmologista após o diagnóstico de dengue. Vale ressaltar que os cuidados precoces evitam sequelas mais graves.

É importante ressaltar que a população tem um papel fundamental no combate à proliferação do mosquito. Vale frisar que mais de 80% dos focos do Aedes aegypti estão dentro das residências. Eles se reproduzem em água parada que ficam em ralos, caixa d’água destampada, calhas, vasinhos de plantas e outros recipientes.