O que é ‘rutura do saco de Douglas’ que causou óbito de jovem de 19 anos em SP; todo cuidado é pouco

Livia Gabriele faleceu depois de ruptura do saco de Douglas durante relação com um ficante.

PUBLICIDADE

Livia Gabriele, de 19 anos, faleceu depois de sangramento e paradas cardíacas durante relação sexual com Dimas Filho, jogador do time sub-20 do Corinthians. A morte da jovem, na terça-feira (30), passou a chamar ainda mais a atenção depois que o atestado de óbito foi divulgado.

O documento emitido pelo Hospital Municipal do Tatuapé revela que Livia sofreu “rutura do saco de Douglas”. O termo rutura é sinônimo de ruptura. O saco de Douglas está localizado na parte baixa do abdômen. Ainda segundo o atestado de óbito, houve extensão à parede vaginal esquerda.

Rutura do saco de Douglas

A rutura do saco de Douglas, uma condição rara, ocorre quando o espaço localizado na parte posterior do fundo da pelve feminina se rompe, geralmente devido a traumatismo abdominal, infecções pélvicas ou endometriose.

Os sintomas incluem dor abdominal intensa, sensibilidade ao toque na região pélvica, náuseas, vômitos, febre e, em casos graves, choque devido à perda de sangue. Este último ponto é o que acometeu Livia. Ela teve perda de muito sangue e acabou sofrendo as paradas cardíacas. A Polícia Civil investiga o caso e pediu à família da jovem informações sobre o estado de saúde dela para verificar se havia algum problema anterior. 

Pode acontecer com qualquer um

A rutura do saco de Douglas pode ser causada por traumatismo durante uma relação sexual mais intensa. Outro fator de risco é o uso de objetos contundentes introduzidos na região genital. Se o objeto for maior que a extensão pode perfurar a parede final do órgão. Todo cuidado é pouco durante a relação íntima.