Garotinha de três anos sofre hospitalização ao tomar açaí: ‘papai, açaí gelado dá dor no coração?’

A vítima estava acompanhada de seu pai durante um passeio pela cidade quando sofreu severos sintomas de reação alérgica.

PUBLICIDADE

Uma menina de apenas três anos sofreu uma gravíssima reação alérgica em decorrência de um açaí. Ela saiu para passear com o seu pai, o advogado Eduardo Lorenzoni Candeia, de 42 anos, no ano passado. Contudo, depois de ingerir o alimento, ela sofreu uma gravíssima reação alérgica, conhecida como anafilaxia, resultando em uma hospitalização às pressas.

Em entrevista ao portal Metrópoles, o advogado disse que sua filha, logo após dar a terceira ou quarta colherada, perguntou a ele se era normal sentir dor no coração depois de ingerir o alimento. Pouco tempo depois, a criança começou a chorar e a se contorcer de dor, além de apresentar placas vermelhas nas regiões do pescoço e do abdômen.

“Logo na terceira ou quarta colherada, ela me perguntou: ‘Papai, quando a gente come açaí gelado dá dor no coração?’. Respondi que ‘não’, e ela disse que estava sentindo muita dor”, recordou.

Criança havia recebido o diagnóstico de alergia alimentar

Os problemas da pequena Alice com alimentação foram descobertos quando ela ainda era um bebê. Durante a fase de introdução alimentar, aos aproximados seis meses de vida, a menina teve uma reação ao comer castanha de caju. Depois, por conta do leite utilizado para a confecção de um bolo, sofreu uma reação ainda mais grave. A família então descobriu, mediante exames médicos, que a criança tem alergia anafilática à proteína do leite.

Por conta dos problemas de saúde de Alice, os pais dela sempre tomaram cuidados extensivos quando iam comer fora de casa. Por isso, a criança passou a levar uma vida normal como qualquer outra de sua idade. Acontece que, embora o pai tenha pedido que a preparação do açaí ocorresse em um liquidificador limpo, acredita que traços de leite tenham permanecido em algum dos recipientes utilizados para a confecção da bebida, resultando no gravíssimo caso de alergia.

Alergia alimentar pode ter severas complicações

Ouvida pelo portal Metrópoles, a médica alergista Valéria Botan advertiu sobre os riscos de sequelas neurológicas decorrentes de reações como a que Alice sofreu. Neste caso, o corpo reconhece o alimento como algo perigoso para o organismo, desencadeando uma reação de proteção muito forte. Por conta disso, os pais devem ficar atentos, sobretudo na fase de introdução alimentar da criança, quando o sistema imunológico do intestino ainda está em fase de desenvolvimento.