6 coisas que podem causar câncer e você provavelmente não imagina

Você precisa ficar atento, pois existem algumas coisas que podem favorecer o surgimento da doença.

PUBLICIDADE

O câncer é uma das doenças mais temidas da atualidade, pois em alguns casos as chances de cura podem ser pequenas. O desenvolvimento da enfermidade pode estar relacionado a diversos fatores. O que a maioria das pessoas deseja é evitar o seu aparecimento – vale ressaltar que o câncer nem sempre é inevitável.

Algumas coisas do dia a dia podem ser evitadas para minimizar a possibilidade de desenvolvimento da doença. A maioria das pessoas tem consciência de que fumar pode causar sérios danos à saúde, inclusive câncer de pulmão. No entanto, existem algumas atitudes rotineiras que podem provocar prejuízos no futuro e muita gente não tem ciência.

Confira alguns hábitos que podem causar câncer e você provavelmente não imagina. Preste atenção nas dicas e, se necessário, procure alterar os hábitos ruins para evitar problemas no futuro.

Sedentarismo e ficar muito tempo sentado

Algumas pessoas acabam ficando sentadas por um longo período. A falta de atividade física tem sido relacionada como fator de risco de alguns tipos de tumores malignos. Entre eles o câncer de cólon, pulmão e mama. A prática de exercícios está associada com a redução de risco de da doença.

Janelas abertas nos veículos

Se você tem o hábito de ficar com a janela do carro aberta, talvez seja importante repensar. A fumaça dos carros acaba entrando pelos pulmões, podendo desencadear alterações de DNA. Isso pode elevar os riscos de desenvolvimento de câncer de bexiga e pulmão.

Fumaça da churrasqueira

Se você gosta de fazer churrasco, é melhor ficar atento com os riscos e considerar usar uma máscara facial. Hidrocarbonetos aromáticos policíclicos – HAPs – podem ser absorvidos pelo organismo através da pele e inalados por meio da fumaça. Essa substância eleva as chances de câncer em humanos.

Peso

Estar acima do peso pode ser um desencadear de várias enfermidades. Vale ressaltar que pessoas obesas têm o dobro do risco de ter câncer de rins, fígado, esôfago e estômago.

Cigarro eletrônico

Muita gente acredita que, por não conter tabaco em sua composição, o risco de câncer não existe. Contudo, ele possui substâncias químicas cancerígenas que podem desencadear a doença.

Carne processada

De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde-, as carnes processadas são tão perigosas quanto o tabaco. Esses tipos de alimentos estão associados ao câncer de intestino.