Reurbanização da orla de Balneário Camboriú impacta mercado imobiliário e aumenta valorização do m2

A reurbanização da orla e o alargamento da faixa de areia de Balneário Camboriú estão gerando um novo boom de valorização imobiliária, entenda abaixo.

PUBLICIDADE

A reurbanização da orla e o alargamento da faixa de areia de Balneário Camboriú estão gerando um novo boom de valorização imobiliária, impulsionando o crescimento econômico da cidade e oferecendo oportunidades para investidores e moradores. De acordo com especialistas do mercado imobiliário, a nova orla, com suas melhorias na infraestrutura e na qualidade de vida, está transformando Balneário Camboriú em um destino ainda mais atraente para turistas e investidores.

O projeto da nova orla inclui a ampliação da calçada em frente aos prédios para 6 metros, a criação de uma ciclovia de 3 metros de largura e a instalação de uma jardinagem linear de 10 metros de largura em uma área de 40 mil m². Além disso, o projeto, que já está sendo colocado em prática, inclui a pista de corrida, melhorias na iluminação e um jardim linear com cerca de 10 metros de largura.

Especialistas do mercado imobiliário da região como à Invest Group estimam que a nova orla possa trazer uma valorização de até 30% no preço do metro quadrado, com maior impacto nos imóveis localizados em frente ao mar na Avenida Atlântica. Conforme previsão, cada 10% de ampliação na faixa de areia geraria um aumento de 2,6% no valor do metro quadrado.

Empreendimentos que já estão sentindo, positivamente, o impacto da revitalização da orla de BC

O processo já está oferecendo oportunidades para investidores e moradores, com a valorização imobiliária podendo levar a um retorno mais alto em investimentos e aumentar o valor de propriedades. É o caso, por exemplo, do One Tower, o edifício residencial frente mar mais alto da América Latina, construído pela FG Empreendimentos, cujos apartamentos já chegam a custar expressivas cifras acima do valor inicial, graças à valorização explicada anteriormente.

Outro empreendimento que está chamando a atenção de investidores é o Yachthouse by Pininfarina, construído pela construtora Pasqualotto & GT, O prédio, que está na briga, novamente, para ser o mais alto da América Latina, com a construção de dois pináculos, já atrai novos olhares para a região.

Por fim, mas não menos importante, o Harmony Ocean Front teve uma valorização média de 40% diante do mercado imobiliário, uma vez que está construído na área de obras.

A demanda por imóveis de luxo está em alta e as previsões indicam que o número de visitantes continuará crescendo nos próximos anos, o que deve impulsionar ainda mais a demanda por imóveis. Além disso, a cidade está se desenvolvendo rapidamente e atraindo cada vez mais empresas e profissionais para a região, o que também reflete no seu mercado imobiliário.

A cidade tem se destacado pela forte valorização dos imóveis e pelo crescimento constante no número de investidores e compradores, com o preço médio dos imóveis, de forma geral, aumentando cerca de 30% nos últimos cinco anos. A revitalização, portanto, apenas faz subir os números dessa valorização imobiliária em Balneário Camboriú.

Quais são os fatores que impactam a valorização imobiliária da cidade?

Créditos: Invest Group

As propriedades existentes na área da Praia Central estão experimentando uma valorização natural devido à crescente demanda e ao ambiente urbano aprimorado. A queda da taxa Selic, divulgada em setembro de 2023, deve estimular mais o crédito e o consumo, e isso inclui aquisições no mercado imobiliário e financiamentos, contribuindo no aquecimento do mercado imobiliário e, consequentemente, na valorização de regiões com alta procura, como Balneário Camboriú.

Com as obras na orla de BC, cria-se um ambiente mais agradável para os moradores locais, com a expansão de áreas de lazer, opções de entretenimento e comodidades próximas. De forma geral, a reurbanização da orla da Praia Central está gerando uma nova onda de valorização imobiliária, com a expansão de calçadões, ciclovias, áreas de lazer e espaços públicos.

Em resumo, Balneário Camboriú é uma cidade que oferece, cada vez mais, uma combinação única de qualidade de vida, infraestrutura urbana, oportunidades de emprego, educação de qualidade, segurança e cultura e lazer, tornando-a um excelente lugar para viver e desfrutar de tudo o que ela tem a oferecer. E isso jamais ficaria invisível aos olhos do mercado.