Sintomas da dengue grave: doença não deve ser chamada de hemorrágica, e especialistas alertam

Dengue grave não pode ser confundida como hemorrágica: há diferenças entre elas.

PUBLICIDADE

Por muito tempo, a forma mais grave da dengue foi denominada hemorrágica, mas esse termo já não é mais utilizado pela comunidade médica. No ano de 2009, a Organização Mundial da Saúde (OMS) optou por substituí-lo pelo termo ‘grave’.

Especialistas consultados pelo G1 explicam que essa modificação no termo aconteceu, porque a hemorragia não é o sintoma principal do tipo mais severo da doença. Ademais, em muitos casos, esse sinal sequer se manifesta.

Alerta de especialistas sobre dengue

O infectologista Alexandre Naime, que atua como coordenador científico da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e docente da Unesp, destaca que o uso do termo hemorrágica gerava confusões, inclusive nos atendimentos médicos.

Já André Ribas Freitas, docente na Faculdade São Leopoldo Mandic, pondera que o uso do termo ‘dengue hemorrágico’ remete à imagem de hemorragia, porém, o que leva à morte na dengue não é esse fato, e sim a desidratação.

Sintomas da dengue grave e outros tipos

Alexandre Naime esclarece que a dengue possui quatro classificações do ponto de vista médico: Tipo A (dengue clássica), caracterizada por febre, dor no corpo, articulações e vermelhidão. Tipo B (dengue clássica), referente a pacientes sem sinais de alarme, mas com categorias especiais, risco social ou comorbidades, como hipertensão, idade acima de 65 anos, diabetes, asma e obesidade.

Há ainda o Tipo C (sinais de alarme), indicando pacientes com sinais de alerta, podendo evolucionar para a forma mais grave. Tipo D (dengue grave), envolvendo extravasamento grave de plasma, resultando em choque confirmado por taquicardia, extremidades distais frígidas, pulsação fraca, pressão muito baixa, grave sangramento e comprometimento sério dos órgãos.