Caso Faustão: relação entre insuficiência cardíaca e insuficiência renal que afeta o apresentador

O apresentador voltou a ser internado nesta segunda, dia 26 de fevereiro.

PUBLICIDADE

A recente hospitalização de Fausto Silva, mais conhecido como Faustão, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e a possibilidade de um segundo transplante, desta vez renal, destaca a relação entre a insuficiência cardíaca e a função renal.

Aos 73 anos, o renomado apresentador, que já passou por um transplante cardíaco, enfrenta agora complicações renais, uma ocorrência frequente em pacientes com histórico de problemas cardíacos. A interligação entre o coração e os rins é tão significativa que, na área médica, é reconhecida como uma síndrome denominada cardiorrenal.

O que é a insuficiência cardíaca?

A insuficiência cardíaca, uma condição na qual o coração não consegue bombear sangue de maneira adequada para todo o corpo, pode resultar em diversas complicações, incluindo a deterioração da função renal.

Essa interligação se deve ao fato de que os rins necessitam de um fluxo sanguíneo constante e apropriado para realizar a filtragem do sangue, mantendo assim o equilíbrio de fluidos e eletrólitos no corpo.

No caso de Faustão, que vinha passando por sessões de diálise desde setembro para eliminar o excesso de líquido do corpo, a deterioração da função renal é uma resultante direta de sua condição cardíaca.

Saiba mais sobre a insuficiência renal crônica

Pacientes com insuficiência renal crônica, como é o caso, apresentam maiores incidências de doença coronariana e outros problemas cardíacos, estabelecendo assim um ciclo vicioso no qual o coração e os rins se afetam mutuamente.

Adotar hábitos saudáveis, como manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente e controlar o peso, é fundamental para prevenir tanto a insuficiência cardíaca quanto renal.