Complicações nos rins podem acontecer após transplantes de coração, como no caso de Faustão; entenda

Faustão faz transplante de rim por causa de problema renal após cirurgia no coração.

PUBLICIDADE

Seis meses após um transplante de coração, o apresentador Faustão, de 73 anos, passou por um transplante de rim. Ele foi hospitalizado no domingo (25) e a cirurgia ocorreu na manhã de segunda-feira (26). Segundo informações do Hospital Israelita Einstein, em São Paulo, a operação ocorreu sem complicações e o apresentador está sendo monitorado enquanto seu corpo se adapta ao novo órgão.

O caso do apresentador mostra as dificuldades do pós-operatório de quem faz transplante, pois além da felicidade de ter um novo órgão que garante a vida, há também uma série de cuidados e efeitos colaterais.

Problemas nos rins é causa comum pós-transplante de coração

A insuficiência renal é uma complicação frequente após transplantes cardíacos, podendo afetar até 50% dos pacientes, de acordo com especialistas. Isso ocorre por diversos fatores, como o uso de medicamentos imunossupressores, a hipertensão arterial, o diabetes, a idade avançada e a própria doença cardíaca.

Os imunossupressores são essenciais para evitar a rejeição do órgão transplantado, mas podem causar efeitos colaterais nos rins, reduzindo o fluxo sanguíneo e provocando inflamação e fibrose. Além disso, esses medicamentos aumentam o risco de infecções, que também podem comprometer a função renal. A doença cardíaca, por sua vez, pode causar uma diminuição do débito cardíaco, ou seja, da quantidade de sangue que o coração bombeia por minuto. Isso reduz a perfusão dos rins, que recebem menos oxigênio e nutrientes, podendo levar à lesão das células renais.

Transplante de rim que Faustão fez é a única forma de salvar sua saúde renal

A hemodiálise é um procedimento que substitui temporariamente a função dos rins, filtrando o sangue por meio de uma máquina. Ela pode ser necessária em casos de insuficiência renal aguda, quando há uma perda súbita e grave da função renal, ou em casos de insuficiência renal crônica, quando há uma perda gradual e irreversível da função renal. A recuperação da função renal depende da causa e da gravidade da lesão, podendo ser parcial ou total. Em alguns casos, pode ser necessário um transplante de rim, que é a única forma de restabelecer a função renal de forma definitiva. Esse foi o caso do Faustão, que precisou recorrer ao transplante para sobreviver.