Segurança na cozinha: 5 sinais de problemas em panelas de pressão que demandam atenção imediata

A explosão de uma panela de pressão pode causar muitos estragos, deixar feridos e até provocar óbitos.

PUBLICIDADE

O uso frequente de panelas de pressão nas cozinhas é atribuído à sua eficácia em reduzir o tempo de preparo dos alimentos. Entretanto, determinados sinais podem indicar que a panela está se aproximando de uma possível explosão iminente.

É crucial manter uma vigilância constante em relação a potenciais falhas, prevenindo assim a ocorrência de situações perigosas que poderiam resultar em acidentes graves. Nunca é demasiado cauteloso adotar medidas preventivas nesse contexto. Se qualquer um destes sinais for percebido, é imperativo interromper imediatamente o uso do utensílio e substituí-lo por um novo.

Vazamentos de vapor

Se a panela de pressão está liberando uma quantidade significativa de vapor antes de atingir a pressão adequada, isso indica um problema de vedação. Vazamentos substanciais de vapor podem resultar na perda de pressão e aumentar o risco de acidentes.

Borracha desgastada

Em panelas de pressão mais antigas, a borracha localizada na tampa pode se deteriorar ao longo do uso, aumentando o risco de explosões. É crucial inspecionar o estado do anel de vedação; se estiver ressecado ou apresentar rachaduras, é urgente proceder à sua substituição imediata.

Dificuldade para fechar a tampa da panela

Se a tampa da panela de pressão não se encaixa corretamente ou apresenta dificuldades para fechar, é crucial considerar a substituição. A inadequação desse componente compromete a retenção da pressão interna, elevando consideravelmente o risco de ocorrerem acidentes domésticos graves.

Defeito na válvula de segurança

A válvula de alívio é um componente vital que libera vapor quando a pressão interna ultrapassa os limites seguros, desempenhando um papel crucial na garantia da segurança do dispositivo.

Vazamento de líquidos

Se houver vazamento de líquidos ao redor da tampa ou das válvulas durante o preparo, isso indica um problema de vedação que não deve ser ignorado, pois não é uma ocorrência comum.