Como é feito e quando se torna necessário o transplante de rim, procedimento realizado em Faustão

O ex-apresentador da Globo foi submetido a uma nova cirurgia recentemente.

PUBLICIDADE

Na manhã desta segunda-feira, 26 de fevereiro, o comunicador Fausto Silva, popularmente conhecido como Faustão, submeteu-se a um procedimento de transplante renal. A informação foi oficialmente validada pelo Hospital Israelita Albert Einstein no dia seguinte, 27 de fevereiro. Segundo o comunicado, no domingo, 25 de fevereiro, Faustão foi admitido na instituição hospitalar para se submeter a um transplante renal, devido à evolução de uma condição renal crônica.

É importante ressaltar que Fausto Silva já havia enfrentado um procedimento de transplante cardíaco em agosto de 2023. Conforme dados fornecidos pela instituição de saúde, a intervenção transcorreu sem contratempos, e o apresentador está em condição estável, sendo acompanhado de perto durante o período de adaptação ao órgão transplantado.

Como é feito o transplante de rim

Na maioria das situações em que os pacientes lidam com doença renal crônica em estágio avançado, o transplante renal é reconhecido como a alternativa terapêutica mais eficaz. Essa intervenção cirúrgica avançada envolve a substituição de um rim doente por um rim saudável proveniente de um doador compatível. Posteriormente à realização do transplante, é comum que os pacientes vivenciem uma notável melhoria na qualidade de vida e alcancem um estado de saúde mais equilibrado.

Na fase preparatória antes da intervenção cirúrgica, o paciente passa por um procedimento de anestesia geral. Nesse período, são inseridos tubos para facilitar a respiração e monitorar os sinais vitais do paciente ao longo da cirurgia.

Durante a etapa de implementação do novo rim, o órgão proveniente do doador é introduzido no receptor. É estabelecida a conexão com a artéria e a veia do paciente para garantir um fluxo sanguíneo apropriado. O ureter, que é o tubo encarregado do transporte da urina, proveniente do novo rim, é então ligado à bexiga ou ao ureter do paciente. Este procedimento procura restaurar a função renal e facilitar a recuperação do paciente após o transplante de rim.

Quando é indicado o transplante de rim

O transplante de rim é uma alternativa a ser considerada quando as condições renais comprometem de maneira significativa a habilidade do organismo em filtrar resíduos e manter o equilíbrio de fluidos e eletrólitos, como ureia, creatinina, sódio e potássio. Em casos avançados de insuficiência renal crônica, o transplante pode ser ponderado como uma opção em substituição à diálise.