Aos 77, José Dirceu, ex-ministro de Lula, é internado às pressas em hospital; médicos já sabem o que ele tem

A confirmação da internação de José Dirceu foi feita pelo Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

PUBLICIDADE

O político José Dirceu, do PT (Partido dos Trabalhadores), enfrenta problemas com a sua saúde. Ele está internado no Hospital Sírio-Libanês, localizado na cidade de São Paulo (SP), onde foi diagnosticado com um quadro de pneumonia. Em comunicado à imprensa, a unidade de saúde informou que a hospitalização aconteceu na última segunda-feira, dia 26 de fevereiro.

José Dirceu tem 77 anos de idade, e enfrentou outros problemas de saúde nos últimos tempos. Em fevereiro de 2023, por exemplo, foi internado depois de passar por um procedimento neurocirúrgico, do qual está completamente recuperado.

José Dirceu não tem data prevista para receber alta

No mesmo comunicado à imprensa, o Hospital Sírio-Libanês informou que, por enquanto, não é possível definir uma data para que José Dirceu deixe o hospital. Nesta unidade de saúde, o ex-ministro da Casa Civil e ex-deputado federal é assistido de perto pelo médico cardiologista Roberto Kalil Filho.

Quem é José Dirceu?

O ex-ministro construiu uma longa carreira na política do Brasil, tendo sido indicado à Casa Civil no primeiro governo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. Além disso, passou pelo Poder Legislativo em mandato como deputado federal.

No decorrer de sua carreira, contudo, José Dirceu acumulou várias polêmicas e escândalos. A título de exemplo, foi condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no ano de 2012 pelo crime de corrupção ativa. Em 2015, foi preso por participação no esquema do Petrolão. Em 2016, foi condenado em meio à Operação Lava Jato por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e obtenção de vantagens indevidas.

O escândalo mais recente do ex-ministro de Lula data de 2019. Neste ano, foi preso, mas deixou o presídio pouco tempo depois.