Data de julgamento de Robinho no Brasil é marcada e ex-jogador pode ser preso por estupro

Condenado na Itália por estuprar uma jovem, Robinho poderá ter sua pena transferida ao Brasil.

PUBLICIDADE

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) deixou agendado para o dia 20 de março o julgamento que poderá autorizar o cumprimento da pena do ex-jogador Robinho. Condenado a 9 anos de prisão na Itália por estuprar uma jovem, o ex-jogador do Santos, agora será julgado no Brasil.

De acordo com apuração realizada pelo site Carta Capital, o STJ irá analisar a ação e reconhecer, ou não, que a pena seja executada em solo brasileiro. A informação é que o relator do caso será o ministro Francisco Falcão.

Constituição brasileira não permite a extradição

A sentença homologada na Itália não tem validade no Brasil. Com isso, Robinho seguirá em liberdade até que seja feito um novo julgamento do seu caso. Além disso, um acordo entre Brasil e Itália assinado em 1993, não permite que medidas restritivas de liberdade pessoal sejam executadas.

Desta forma, após analisar a acusação de estupro, o STJ poderá condenar ou absolver Robinho. O caso de estupro aconteceu em 2013, na ocasião, o jogador estava em uma boate em Milão, onde teria abusado sexualmente de uma jovem albanesa. O julgamento na corte italiana ocorreu em 2022.

Robinho foi flagrado em churrasco no CT do Santos

Na última terça-feira (27), Robinho foi visto no Centro de Treinamento do Santos. A alegação da diretoria santista, é de que não houve nenhum convite para o ex-jogador, e que ele esteve no CT apenas para acompanhar seu filho, Robson, de 17 anos, em exames médicos. A festividade estaria sendo realizada apenas para confraternização de jogadores do elenco atual, comissão técnica e diretoria.