Profissão que está em alta, com abundância de oportunidades e escassez de especialistas

Para quem busca uma profissão que ganha bem em um mercado pouco saturado, seguir a carreira de perito grafotécnico é uma excelente opção!

PUBLICIDADE

O panorama profissional apresenta complexidades além do esperado. No Brasil, cerca de 8,1 milhões de pessoas estão desempregadas, conforme dados do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

No entanto, a situação não é tão sombria quanto parece: muitos trabalhadores autônomos não são contabilizados nesse número elevado de desemprego, pois não possuem registro formal.

Atualmente, vivemos um momento em que o número de trabalhadores autônomos atingiu um recorde histórico desde 2012, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), também divulgada pelo IBGE.

São aproximadamente 24 milhões de pessoas que exercem atividades independentes, não vinculadas a grandes empresas. Diante desse cenário diversificado, surgem dúvidas: qual carreira seguir, qual a profissão que ganha mais dinheiro?

Para Evandro Correia, fundador da NERO Perícias, especializada em Perícia Grafotécnica e Avaliação de Imóveis, buscar um curso de especialização é o primeiro passo para verificar se a carreira desejada atende às expectativas e proporciona a remuneração almejada.

“Hoje em dia, há muitas opções de profissão em alta. O mercado é competitivo e tomar uma decisão pode ser desafiador”, afirma. “Para quem busca uma profissão que ganha bem em um mercado pouco saturado, seguir a carreira de perito grafotécnico é uma excelente opção”, aconselha.

O que faz o perito grafotécnico

O perito grafotécnico é um especialista que realiza análises e exames em documentos manuscritos, como assinaturas, escritos e outros elementos gráficos, com o objetivo de verificar sua autenticidade, identificar possíveis falsificações, fraudes ou adulterações. Eles utilizam técnicas e métodos específicos para examinar características como traços, pressão da escrita, inclinação das letras, entre outros, a fim de determinar a autenticidade dos documentos.


Como é o trabalho do perito grafotécnico

O trabalho do perito grafotécnico é frequentemente requisitado em processos judiciais, onde sua expertise é fundamental para esclarecer dúvidas e fornecer evidências técnicas que auxiliem na tomada de decisão por parte das autoridades judiciárias.

Além disso, o perito grafotécnico pode atuar em outras áreas, como em transações comerciais, contratos, análise de documentos históricos, entre outros contextos onde a autenticidade de documentos manuscritos seja uma questão relevante.

Como o grafotécnico identifica uma escrita falsa

O grafotécnico é como um detetive, desvendando se uma escrita é falsa ou não, através das técnicas da perícia grafotécnica. Essa perícia envolve analisar os detalhes tanto genéricos quanto genéticos da escrita.

Inicialmente, o perito analisa as escritas autênticas, observando a pressão da caneta no papel, a velocidade da escrita, os tipos de ataque e remate, os momentos gráficos, entre outros detalhes. Durante essa análise, o perito registra cuidadosamente cada um destes pontos observados.

Em seguida, o mesmo processo é aplicado à peça questionada (aquela em que se tem dúvida sobre a autoria). Novamente, o grafotécnico faz anotações detalhadas durante essa análise.

Após a conclusão desses exames grafoscópicos, o perito grafotécnico faz o confronto dos resultados. É nesse momento que ele conclui sua análise, atestando como autêntica se todos os resultados dos exames forem convergentes ou inautêntica se eles forem divergentes.

Quem pode ser Perito Grafotécnico

Para se tornar um perito grafotécnico, é necessário possuir formação adequada na área, obtida através de um curso de perícia grafotécnica, que pode ser feito na modalidade EAD, pela internet. Não há exigência de graduação, é necessário apenas ter o ensino médio e idade mínima de 18 anos.

Qual é o salário de um Perito Grafotécnico?

Apesar de não ser a profissão mais bem paga no mundo, o perito grafotécnico ganha muito bem. No entanto, é preciso esclarecer que ele não recebe salário fixo. Seus ganhos são por trabalho realizado. Em uma perícia simples o perito costuma ganhar em torno R$ 2.500,00 por assinatura periciada. Já nas perícias mais complexas, este ganho pode ser duplicado ou até triplicado.

Estes valores permitem a um perito iniciante alcançar ganhos de R$ 20 mil mensais ou mais. Um rendimento e tanto para uma profissão que pode ser exercida em casa e que não precisa ter faculdade para atuar.

E Silva ainda destaca: “O trabalho do perito oferece um retorno financeiro atrativo, especialmente devido à escassez de profissionais qualificados na área. A demanda é alta e há poucos peritos grafotécnicos disponíveis para atender essa demanda”.

Outras vantagens da profissão

Além dos excelentes ganhos, de permitir trabalhar em casa, da alta demanda e da pouca concorrência, a profissão ainda oferece outras vantagens que são reveladas pelo especialista neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=DcVjT5ZYuyk.