Tipos de empréstimo: Confira as principais opções do mercado

Veja quais os principais tipos de empréstimo oferecidos no Brasil e a melhor forma de escolher o ideal para você!

PUBLICIDADE

No mercado financeiro, existem vários tipos de empréstimo nos quais cada um possui suas vantagens e desvantagens. Por isso, conhecê-los se torna essencial para encontrar qual o mais apropriado para sua situação e fazer um bom negócio ao contratar um serviço de crédito.  

Situações onde surge a necessidade de contratar crédito são complicadas por si só, portanto, quanto melhor for a sua escolha de empréstimo, menos problemas a médio e longo prazo você terá. Ou seja, quanto mais modelos conhecer, melhor será a sua contratação e mais benefícios pode trazer para seu dia a dia. 

Entenda mais sobre o que é empréstimo

Empréstimos são contratos de crédito onde um valor é “emprestado” de um banco, financeira ou fintech. Por meio deste serviço, o contratante recebe um montante de dinheiro para usar no momento que será pago em parcelas no futuro. Em todo empréstimo, a soma do que será pago nas parcelas é sempre maior que o valor contratado. 

É por meio desta diferença que bancos e fintechs conseguem lucrar com a disponibilização de crédito. Neles, estão previstos não só o lucro de cada contrato de empréstimo, mas também os riscos assumidos, ou seja, quanto mais riscos envolvidos em um empréstimo, mais caras serão suas parcelas e o pagamento. 

Principais tipos de empréstimos e suas características

Há diversos tipos de empréstimos diferentes para você contratar, e conhecê-los pode ser a saída entre obter um bom serviço e fugir daqueles que não oferecem tantos benefícios. É essencial conhecer todos esses tipos e categorias para contratar a melhor solução financeira para seu negócio. Veja:

Empréstimo pessoal

De todas as categorias de empréstimo, o pessoal é o modelo mais conhecido. Por meio dele, você pode contratar crédito sem a necessidade de declarar para que irá utilizá-lo. Ou seja, é possível contratar o montante de crédito sem qualquer compromisso com o que será gasto, basta apenas pagar o valor das parcelas. 

Esta é uma categoria de empréstimo muito comum entre pessoas físicas, e talvez a recordista em contratações. A categoria é muito recomendada para quem deseja pagar por estudos, sair das dívidas ou realizar qualquer investimento. No geral, este tipo de empréstimo não oferece grandes quantidades de crédito, mas pode ser o suficiente para questões onde se precisa de recursos rápidos.

Empréstimo com garantia

Um dos tipos de empréstimo mais famosos é a opção com garantia, onde um bem é oferecido como garantia para o pagamento do crédito contratado. Existem várias razões para que esta seja uma opção interessante, onde as principais são juros baixos e melhores condições de pagamento. Entre os bens que podem ser oferecidos como garantia, estão: 

  • Dispositivos móveis como celular;
  • Automóveis; 
  • Imóveis. 

Vale destacar que, caso o serviço de crédito não seja pago, o bem oferecido como garantia será tomado pela financeira. É um tipo de empréstimo que garante várias vantagens como juros baixos, mas é interessante ser muito bem-planejado, pois parte desses juros baixos só são assim devido à possibilidade da financeira tomar o seu bem em caso de inadimplência.

Empréstimo consignado

É uma categoria muito especial de crédito, onde o contrato abate as parcelas diretamente do salário do contratante. É possível realizar esse abatimento por meio de serviços que atuam por meio de cooperativas, empresas que têm vínculos com o empregador e garantem esse abatimento, ou por meio do benefício previdenciário. 

Seja como for, é um empréstimo com baixas taxas de juros, pois não oferece risco algum para a financeira. Já que a parcela é abatida direto da folha de pagamento, o que reduz bastante o risco de inadimplência, o que torna o processo mais seguro e ainda oferece montantes de crédito maiores conforme sua renda mensal. 

Empréstimo FGTS

Esta modalidade de empréstimo nasceu com a criação do saque aniversário do FGTS, nela os funcionários podem solicitar um adiantamento da parcela que seria recebida apenas no mês de aniversário. A categoria também oferece juros muito mais baixos do que boa parte do mercado. 

A razão dos juros mais baixos é a própria concepção do serviço, já que o pagamento das parcelas de crédito é realizado na base do FGTS. É uma opção interessantíssima, mesmo para aqueles com nomes negativados, por isso, fique à vontade e simule online empréstimo com antecipação do FGTS!

Empréstimo por penhor

Parecido ao empréstimo com garantias, o penhor é um método de conseguir um crédito oferecendo um bem como garantia do pagamento. Porém, este bem fica em posse da instituição que o penhora ou, então, do próprio contratante. Independente das situações, esta é uma forma de contratar crédito com juros baixos.

Aqui o valor do que é oferecido é sempre o mesmo do penhor e é relativamente mais fácil conseguir penhorar um bem do que colocá-lo em um empréstimo por garantias. Por isso, esta é uma forma comum e escolhida pelos brasileiros, e é bastante famosa no mercado de crédito. Entre os bens penhorados estão joias, obras de arte, utensílios de prata ou ouro, etc.

Empréstimo com cartão de crédito

Existe uma modalidade de empréstimo específica com os cartões de crédito onde o cliente consegue crédito no valor do seu limite no cartão. Este é um dos tipos de empréstimo mais interessantes para quem tem um cartão de crédito com alto limite e não o utiliza com frequência. 

Geralmente, suas taxas de juros não são muito recompensadoras, porém a facilidade de usar a fatura do cartão para pagar é interessante. Vale a pena optar por esse serviço se você deseja praticidade em contratar crédito.

Antecipação da restituição do imposto de renda

Para aqueles que pagam imposto de renda, existe uma modalidade específica chamada antecipação do imposto de renda, que é a antecipação do valor pago pelo Estado dos impostos excedentes. É mais uma forma de empréstimo com crédito a baixo custo, pelo menos da perspectiva dos juros. 

Mas para que esse empréstimo faça sentido e seja elegível, é necessário ter uma restituição do imposto de renda que seja razoavelmente interessante. Portanto, não é uma categoria de empréstimo tão acessível assim. 

Antecipação do 13º

É possível antecipar o seu 13º salário com um empréstimo, uma categoria bastante comum em corporativas e até outras instituições financeiras. Geralmente, este tipo de crédito é pago de maneira única, o que significa que o contrato não tem parcelas. Há apenas uma parcela única, paga assim que o contratante recebe seu 13⁠º salário. 

Cheque especial

O cheque especial não é exatamente um dos tipos de empréstimo, mas é interessante e deve ser contado entre os diversos tipos de créditos oferecidos por bancos e financeiras. Para acionar o cheque especial, basta gastar valores acima do que você de fato tem no banco, que a partir daí a instituição interpreta como um serviço de cheque especial.

Mas é preciso muita atenção quanto a esse tipo de crédito, pois costuma ser muito mais caro e muitas vezes não vale a pena. O ideal é buscar meios de conseguir créditos que sejam muito mais seguros e controlados. 

De modo geral, esses são os principais tipos de empréstimo no Brasil que você precisa conhecer. Antes de escolher um deles, veja se ele se adequa a todas as suas necessidades e se de fato precisa mesmo de um empréstimo. Não deixe de usar esse guia como suporte e consulta. Aproveite e compartilhe esse artigo com seus amigos!