Veja quais são os tipos de cercas para chácaras mais usadas

Você sabe quais são os tipos de cercas para chácaras mais utilizadas por proprietários? Conheça mais sobre essas estruturas com a melhor abordagem!

PUBLICIDADE

Há vários tipos de cercas para chácaras disponíveis no mercado. Conhecer um pouco sobre eles é fundamental para garantir maior segurança e proteção à sua propriedade.

Não só isso, como também compreender os critérios a serem avaliados para a compra da estrutura garantem a escolha mais correta para as necessidades de sua chácara.

Porém, com a variedade de tipos de cercas para chácaras e suas mais diversas funções, é comum que muitos proprietários não saibam qual modelo será o mais adequado. Logo, é preciso ter noção dos principais tipos existentes, bem como as demandas que cada uma dessas estruturas consegue suprir para a melhor escolha!

Qual a importância e usos da instalação de cerca em chácaras?

A importância de instalar qualquer um dos tipos de cercas para chácaras é, inicialmente, proteger a propriedade de invasores. Apesar das diferenças entre os modelos de cercamento, todas elas compartilham desse objetivo em comum.

Não é novidade para os donos desses locais os diversos perigos existentes, sejam eles invasões de animais ou até mesmo pessoas com más intenções. As cercas, por sua vez, atuam como barreira e impedem que esses seres possam ter acesso ao local e causar diferentes danos à propriedade.

Além disso, os usos são diversos, desde a própria demarcação da área pertencente ao dono da chácara como também para aplicações comerciais. Caso se realize o cultivo de frutas, por exemplo, é possível cercar a área destinada ao plantio para evitar interferências dos animais na horta.

Quais são os principais tipos de cerca para chácaras?

Existem diversos tipos, e cabe visualizar os modelos de cerca para uma compreensão mais precisa das funcionalidades de cada uma das estruturas. Veja:

Arame liso ou farpado

A cerca de arame liso ou farpado se destaca como um dos tipos de cercas para chácaras mais comuns quando se vai realizar o cercamento, seja de chácaras, fazendas ou de propriedades rurais. Isso se dá porque esse modelo é bem simples de instalar e exige poucos investimentos para manter em bom estado.

Entretanto, não é por conta da simplicidade que não é preciso garantir suporte profissional adequado para posicionar a estrutura. Saber as características do solo, o material a comprar e efetuar o manuseio correto são coisas indispensáveis para compor a cerca corretamente.

Eles diferem principalmente em sua estrutura e no propósito para o qual são usados. O arame liso, por exemplo, é composto por uma única peça de arame, sem qualquer tipo de protuberância ao longo de seu comprimento, perfeito para quem busca uma cerca simples.

Já o arame farpado, possui farpas espaçadas, que lembram ganchos, ao longo de seu comprimento. É usado em cercas de segurança para impedir a passagem de animais ou pessoas, já que pode ferir ao encostar nele.

Por esse motivo, é muito utilizado em propriedades rurais, pastagens e áreas onde é necessário um nível mais elevado de proteção. Além disso, é fundamental optar por um arame farpado para cercamento de chácara que seja de alta qualidade e tecnologia de ponta para obter o máximo de seus benefícios.

Tela soldada

O uso de tela soldada é bem conhecida tanto para chácaras como nas regiões urbanas que precisam de um alto grau de proteção. Com uma formação baseada em uma grande taxa de galvanização, junto com fios de arame eletrosoldados, esse é o tipo de cerca ideal para resistir a problemas como ferrugem.

Além disso, a resistência apresentada na tela soldada faz com que ela seja um dos tipos de cercas para chácara mais difíceis de serem destruídas por pessoas mal intencionadas. Por fim, pode-se utilizar revestimentos de PVC para os fios caso a propriedade esteja em uma região com altos níveis de corrosividade ou litorâneas.

Cerca elétrica

Elas são muito úteis para a proteção de diferentes locais da propriedade, caso sejam instaladas, e tenham o devido monitoramento por parte das empresas que oferecem a estrutura.

Quando se observa o contexto das chácaras, é notável como o efeito das cercas elétricas será bem maior devido ao fluxo constante de pessoas ou de animais na região. Assim, é possível prevenir que ambas invadam locais que não sejam adequados, evitando danos, tanto para seres como também à propriedade.

Tela hexagonal

A tela hexagonal se trata de uma tela de aço galvanizado com boa taxa de flexibilidade. Essa característica permite que esse modelo tenha diversas aplicações, desde que o terreno escolhido não tenha tanta irregularidade.

Portanto, a tela hexagonal é um dos tipos de cercas para chácara que são bem úteis para as que possuem alguma criação de animais de pequeno porte, hortas ou quintais, por exemplo. Além disso, o baixo custo para manter a boa forma da cerca é um fator muito atrativo para os compradores.

Tela de alambrado

A tela de alambrado, por sua vez, é bastante optada para as chácaras que desejam uma proteção bem mais forte e durável. Produzida com materiais bem resistentes, com destaque para os fios de alta resistência e aço galvanizado, esse modelo de cerca é aplicável em diferentes tipos de terreno.

Além de ser um dos tipos de cercas para chácaras com maior taxa de segurança, a tela de alambrado é muito escolhida para o cercamento de locais urbanos, como quadras de esportes.

Cerca de madeira

A cerca de madeira se mostra como outro dos modelos mais populares por conta de seu amplo uso. Além de fornecer muita beleza para a chácara através dos diversos formatos existentes para comprar, esse modelo é muito eficiente quando se trata de proteger o local cercado.

Mesmo que seja um dos tipos de cerca para chácara mais optados, é preciso tomar alguns cuidados quando se escolhe a madeira como o material. O principal deles é saber que ela está suscetível a desgastes constantes e exigência de reparos. 

Isso configura um problema grande caso não se escolha uma madeira adequada, já que os reparos terão mais frequência e, consequentemente, acarretarão muitos gastos ao proprietário. Por isso, muito cuidado com esse modelo!

Cerca viva

A cerca viva, para concluir, se destaca como uma das opções para aqueles que desejam maior destaque para a estética de sua chácara. Basicamente, esse modelo utiliza de plantas cuidadosamente colocadas para crescerem e formarem uma barreira natural com seu dimensionamento.

Essa barreira, consequentemente, será responsável por proteger o local cercado, caso os cuidados sejam satisfeitos. O estudo do solo, escolha de plantas adequadas, como árvore de pequeno porte e arbustos, juntamente com a manutenção apropriada desses itens possibilitará uma barreira verde eficaz e que ficará firme por bastante tempo.

Dicas práticas para escolher o tipo de cerca ideal para sua chácara

Optar por uma entre diversos tipos de cercas para chácara existentes não costuma ser uma tarefa muito simples devido aos vários pontos que precisam ser estudados antes da escolha. Mesmo que seja trabalhoso, não realizar essa análise cuidadosa trará prejuízos no momento de escolha da cerca.

Dado esse contexto, cabe analisar os pontos que devem ser considerados com bastante atenção antes de escolher algum tipo de cerca:

  • Condições da topografia e do solo;
  • Condições de drenagem;
  • Capacidade de investimento;
  • Necessidades, por exemplo, fins estéticos ou contenção de animais.

Para exemplificar a importância desses pontos citados, basta imaginar um cenário em que a escolha de uma cerca mais resistente à corrosão seria o ideal. Caso uma com baixa resistência for comprada, existirão muitos gastos com reparos e, consequentemente, a estrutura não oferecerá a qualidade necessária.

Fica bem explícito como o conhecimento sobre os vários tipos de cercas para chácaras é muito importante para o local. Com toda a base de conceitos montada, você pode muito bem, fazer a escolha da que mais se adequa às suas necessidades. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!