Onda de calor: previsão do tempo é que a temperatura vai subir muito; especialistas emitem alertas

Aumento de temperatura é provocado por onda de calor que vai subir os números do termômetro.

PUBLICIDADE

A terceira onda de calor de 2024 tem previsão para continuar até a próxima semana, atingindo seu ápice entre esta quinta-feira (14) e o sábado (16). Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e, por fim, Santa Catarina, devem enfrentar temperaturas até 5°C a mais do que a média.

Esse fenômeno meteorológico acontece porque uma região experimenta temperaturas significativamente elevadas por vários dias consecutivos. As ondas de calor são frequentes no término da primavera. No entanto, ultimamente, esse fenômeno tem se manifestado com maior frequência também no verão.

Previsão do tempo é de onda de calor

Ao contrário do critério adotado por alguns meteorologistas, o Inmet não considera o número de dias para determinar a ocorrência de uma onda de calor. Os especialistas do instituto consideram o período para definir qual alerta será emitido. Dessa maneira, tais avisos se referem à quantidade de dias que deve permanecer o fenômeno.

Alertas para a onda de calor no Brasil

O primeiro alerta é o de Perigo Potencial, quando há um aumento de temperatura de 5ºC acima da média por um período de dois a três dias, exigindo cautela nas atividades suscetíveis a riscos meteorológicos.

Há ainda o de Perigo, caracterizado pelo aumento da temperatura de 5ºC acima da média por três a cinco dias, recomendando vigilância e acompanhamento das condições meteorológicas previstas.

Por fim, existe o alerta de Grande Perigo, indicando um aumento de temperatura de 5ºC acima da média por mais de cinco dias consecutivos, prevendo um fenômeno de grande intensidade com excepcional chance de risco contra a integridade física.