Escola nega racismo após estudante de 12 anos ser pisoteada e chamada de ‘macaca’ e ‘cabelo de bombril’ por colegas

‘Chorei de dor ao ver minha filha na situação que eu vi’, desabafou mãe de jovem ofendida em escola.

PUBLICIDADE

Uma mãe de 43 anos relatou à polícia agressões físicas e xingamentos racistas direcionados à sua filha de 12 anos, ocorridos dentro de uma escola municipal em Novo Horizonte, São Paulo. O boletim de ocorrência foi registrado em 11 de março, caracterizando o incidente como preconceito de raça ou cor.

Em entrevista ao g1, a mãe da garota descreveu os atos cometidos pelos alunos do ensino fundamental, que incluíram o lançamento de terra e fezes de gato no uniforme da menina. Além disso, a vítima foi insultada com termos racistas como “macaca”, “cabelo de bombril” e “capacete de astronauta”, demonstrando a crueldade dos agressores.

Pedido de Medida Protetiva

A mãe da vítima lamentou profundamente o sofrimento da filha e expressou seu desejo por justiça para que outras crianças não passem pelo mesmo trauma. Na delegacia, ela solicitou uma medida protetiva para a filha, concedida pela Justiça, e a menina passou por exame de corpo de delito para documentar as agressões.

A advogada da família, Kelly Ranolfi, explicou que, embora a menina continue frequentando a escola, foi estabelecida uma distância de 100 metros entre ela e os agressores, com supervisão da instituição para evitar novos incidentes. Esse tipo de medida visa proteger a vítima de possíveis ameaças físicas, psicológicas ou verbais.

Depoimento da Vítima e Resposta da Escola

A menina, em seu depoimento, revelou que não foi a primeira vez que sofreu agressões verbais devido à cor de sua pele. Ela descreveu o impacto emocional das humilhações e xingamentos, ressaltando a necessidade de conscientização e proteção contra o racismo.

Por sua vez, a escola Hebe de Almeida Leite Cardoso negou que o incidente seja um caso de racismo e afirmou estar investigando o ocorrido com base em documentos e testemunhas. A Polícia Civil local está encarregada da investigação do caso, buscando garantir justiça para a vítima e responsabilização dos agressores.