Essa é a tradicional Bacalhoada Portuguesa, uma verdadeira delícia com bacalhau para a sua Páscoa

Passo a passo fácil e delicioso para reunir a família à mesa com a tradicional Bacalhoada Portuguesa para a Páscoa.

PUBLICIDADE

A autêntica receita de Bacalhoada Portuguesa não somente é um clássico da Páscoa, mas uma opção excelente para qualquer data do ano. Essa opção segue como um dos pratos favoritos para reunir a família à mesa e garantir o sucesso do evento.

Esse prato é assado no forno e é uma combinação de sabores simples, porém, irresistível. Com poucos ingredientes, você pode preparar esta delícia sem complicações e com um método bastante acessível.

Ingredientes para a Bacalhoada Tradicional Portuguesa

Para o preparo você vai precisar de um quilo de batatas de tamanho médio ou pequeno, mais 800 gramas de bacalhau em postas ou lombos, três unidades de cebolas médias, quatro tomates médios, meio pimentão verde, vermelho e amarelo, quatro ovos cozidos, uma xícara de azeite de oliva extra virgem, uma xícara de azeitonas e, cheiro verde picado, pimenta-do-reino e sal a gosto.

Preparo do melhor bacalhau para a Páscoa

Para iniciar o preparo, coloque o bacalhau e os ovos em uma panela com água suficiente para cobri-los e leve ao fogo médio por aproximadamente 15 minutos. Uma vez pronto, o bacalhau estará no ponto quando suas lascas se soltarem facilmente. Após escorrer a água da panela, permita que os ingredientes esfriem um pouco.

Aproveite o momento em que o bacalhau ainda estiver morno para remover os espinhos e a pele. Em seguida, descasque os ovos e corte-os em rodelas. Em seguida, descasque as cebolas e as batatas, retire os caules dos pimentões e corte todos os legumes, incluindo os tomates, em rodelas. Certifique-se de retirar as sementes dos pimentões.

Disponha as postas ou lombos de bacalhau sobre as batatas na assadeira, e decore com as rodelas de ovo, tomates, cebolas e pimentões, distribuindo-os uniformemente por cima e ao redor do bacalhau. Generosamente, regue tudo com azeite e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Por fim, cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200 °C por vinte a trinta minutos. Na hora de servir, acompanhe com azeitonas e polvilhe cheiro verde picado por cima.