‘Cometa do Diabo’ causará chuva de meteoros neste mês de abril, que ainda terá um eclipse solar total

Os brasileiros poderão observar o cometa que atingirá o auge de seu brilho no dia 23 deste mês.

PUBLICIDADE

Este mês de abril contará com vários episódios para quem gosta de observar o céu. Terá uma chuva de meteoros Líridas, a passagem do cometa 12P/Pons-Brooks e muito mais.

Moradores dos Estados Unidos, México e Canadá ainda poderão aproveitar abril para observarem um eclipse solar total. O fenômeno acontecerá no próximo dia 8 e infelizmente não será visto no Brasil.

Neste eclipse solar total, a Lua, o Sol e a Terra ficam totalmente alinhados. Por causa disso os raios solares são bloqueados e é um fenômeno muito esperado pelos estudiosos.

Cometa do Diabo tem uma gigantesca cauda

Mas os brasileiros poderão contemplar outras belezas no céu noturno neste mês de abril. O cometa 12P/Pons-Brooks, chamado popularmente de Cometa do Diabo, poderá ser visto até mesmo com o uso de binóculos.

O cometa ganhou este apelido porque tem um formato de chifre, causado pela pressão da radiação solar. Ele também conta com uma cauda de gás e poeira que deixa seu visual ainda mais incrível.

Início da noite é o melhor momento para ver o cometa

O Cometa do Diabo chegará no ponto mais próximo do Sol no dia 21 de abril, mas só no dia 23, atingirá seu brilho máximo. Neste período poderá ser visto principalmente no começo da noite, mais ao oeste.

No dia 22 deste mês, quem ficar acordado durante a madrugada, poderá acompanhar a chuva de meteoros Líridas. É preciso ficar atento mais ao norte do céu e se possível em um local sem iluminação artificial. E para fechar o mês, no dia 30 de abril os planetas Mercúrio, Marte e Saturno serão vistos alinhados pouco antes do amanhecer, mais ao leste.