Milhares de inscritos estão correndo o risco de ter bloqueio no Bolsa Família por falta de acompanhamento de saúde. Todos os grupos que possuem crianças com idade de até 7 anos são obrigados a passar por esse procedimento. Caso contrário, terão como primeira consequência o bloqueio do valor a ser depositado.
O acompanhamento médico é uma das condicionalidades do Bolsa Família. O governo federal impõe condições que garantem o acesso daquele grupo dentro do programa. Além de atender aos critérios de renda é preciso cumprir com as suas obrigações para que o governo possa acompanhar a família de perto.
Quem precisa fazer acompanhamento de saúde no Bolsa Família?
Não são todas as famílias que precisam fazer o acompanhamento de saúde no Bolsa Família. Dependendo da composição familiar é que essa regra se torna uma exigência.
De acordo com a atual legislação do programa, devem passar uma vez por semestre pelo processo de verificação de saúde as crianças de 0 a 7 anos de idade e gestantes fazerem o pré-natal (acompanhamento da gravidez) com consulta uma vez por mês, além de todos os exames de ultrassom que são oferecidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Onde fazer o acompanhamento de saúde para o Bolsa Família?
Quem foi avisado de que corre o risco de ter o bloqueio no Bolsa Família por falta de acompanhamento de saúde, precisa procurar uma UBS (Unidade Básica de Sáude), ou o posto de saúde da sua cidade. Com um documento em mãos, os dados do titular do programa serão reconhecidos no sistema.
As crianças de até 7 anos deverão ser acompanhados com medição de peso e altura uma vez por semestre. O procedimento é rápido, mas precisa ser feito em uma unidade de saúde pública.
O objetivo é que o governo acompanhe se as crianças que vivem em situação de pobreza possuem peso e altura dentro da média indicada para a sua idade.